Festival Kabuki movimenta RP

0
254

O 8º Festival Kabuki de Ar­tes começa neste domingo, 3 de dezembro, e vai até dia 15 com oficinas e apresentações artísti­cas de seus aprendizes e artistas convidados em vários pontos de Ribeirão Preto – Teatro Mu­nicipal, centros culturais Pala­ce, Campos Elíseos e Quintino Facci II, Cineclube Cauim, Se­cretaria Municipal da Cultura, CEU das Artes e nos núcleos da Criança e do Adolescente dos bairros Branca Salles, Adão do Carmo, Antônio Marincek e Jardim Presidente Dutra.

Consolidado como um dos principais eventos do calendário cultural da cidade, mostra anual­mente a expertise do Programa Kabuki de Cultura em gerenciar e promover produções multidis­ciplinares de seus alunos, grupos de referência e artistas convida­dos. A oitava edição terá como tema central a “Educação para o consumo consciente”, que bus­ca chamar a atenção do público para a necessidade de um consu­mo sustentável, aqui e agora. A programação é extensa e variada.

Algumas oficinas já estão sendo realizadas desde 25 de novembro e terminarão nesta segunda-feira, 4 de dezembro, quando ocorrerá a abertura ofi­cial do 8º Festival Kabuki de Ar­tes, no Centro Cultural Palace, às 20 horas, com a presença de convidados e apresentação ao público dos professores e artistas.

Como tem ocorrido em anos anteriores, o Festival Kabuki de Artes trará à cidade grandes nomes da arte nacional que se apresentarão e ministrarão ofici­nas aos aprendizes do programa, como o bailarino Yoshi Suzuki, gentilmente cedido pela São Paulo Companhia de Dança.

Ele subirá ao palco com os alunos de ballet no espetáculo “O Quebra Nozes e O Sonho de Clara”, baseado na obra e Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893). Será em 10 de dezem­bro, domingo que vem, às 17 e às 20 horas, e na segunda-feira (11), também às 20 horas, no Teatro Municipal. Os eventos contarão ainda com as parti­cipações especiais de Marisol Gallo, Elydio Antonelli, Ale­xandre Snoop, Luciane Ricci, Murilo Borges, Caio Vini, An­dré Miranda e Nathan Barbosa.

Neste domingo, dia 3, no Centro Cultural Quintino Facci II, às dez horas, e no CEU das Artes, às 17 horas, acontecem as apresentações dos alunos de música, danças urbanas e teatro inseridos nas ações artístico cul­turais dos bairros Quintino Facci II e Complexo Ribeirão Verde.

O teatro é uma linguagem que também integra as ações do Programa Kabuki que mostra o espetáculo infantil “O Pequenino Grão de Areia”, de João Falcão, no Teatro Mu­nicipal, na sexta-feira, 8 de de­zembro, às 20 horas, e “Decla­ração dos Direitos Humanos”, de Ruth Rocha, com os alunos dos núcleos da Criança e do Adolescente dos bairros Adão Carmo, Branca Salles, Dutra e Marincek, nos dias 6, 11, 13 e 15, respectivamente.

Ainda no Teatro Municipal, em 9 de dezembro, às 16 horas, será apresentado o musical “A Arca de Noé” pelas crianças da musicalização. Às 20 horas, no mesmo local, o espetáculo “Sons do Kabuki” vai reunir a Orques­tra Infantojuvenil e Camerata Kabuki, com participações ain­da de grupos de violões e a Or­questra de Viola Caipira.

O saguão da Secretaria Mu­nicipal de Cultura também se transformará em palco do 8º Festival Kabuki de Artes, rece­bendo apresentações de piano, teclado, musicalização e violão dos alunos do Centro Cultural Campos Elíseos e Vila Tecnoló­gica, no dia 7, às 20 horas, e no dia 10, às dez horas, o mesmo ocorrendo com os alunos de música do Serviços de Convi­vência e Fortalecimento de Vín­culos que se apresentarão nos núcleos da Criança e do Adoles­cente dos bairros Adão Carmo, Branca Salles, Dutra e Marincek, nos dias 6, 11, 13 e 15.

Comentários