Nesta sexta-feira, 12 de abril, foi aberta a temporada de caça a novos talentos da música nacional com o lançamento do tradicio­nal concurso de bandas do João Rock. Para garantir a participa­ção no projeto, os grupos deve­rão acessar o site www.joaoro­ck.com.br e efetuar a inscrição – que inclui o envio de um vídeo de música autoral, exclusivamente em português, até 12 de maio.

O concurso terá sua dinâmi­ca realizada em quatro etapas. A primeira após a inscrição é a vo­tação popular pelo portal até 12 de maio, às 23h59. As 20 bandas mais votadas serão analisadas e, no dia 15 do mês que vem, acon­tece o anúncio das dez semifina­listas, que se apresentarão ao vivo, nos dias 30 e 31, no Goa Lounge, na rua Comandante Marcondes Salgado nº 1.621, Jardim Sumaré, Zona Sul de Ribeirão Preto.

Nesta etapa, serão seleciona­das quatro bandas que voltam a se apresentar para um corpo de jura­dos em 1º de junho, desta vez, no Teatro de Arena Jaime Zeiger, no Jardim Mosteiro, na Zona Leste de Ribeirão Preto, onde será conheci­da a vencedora. O concurso do Festival João Rock acontece desde 2009. No ano passado, o Napkin, de Joinville, Santa Catarina, foi o grupo vencedor.

A banda vencedora do con­curso deste ano abrirá a progra­mação do festival no Palco João Rock. “A proposta do projeto é fomentar a produção autoral e a cena independente, além de oferecer a oportunidade do vencedor mostrar o seu trabalho para milhares de pessoas e divi­dir espaço com grandes artistas do rock e da música nacional”, conta Luit Marques, um dos or­ganizadores do evento.

Novidades
Este ano uma das novidades é que o concurso de bandas do João Rock tem o apoio da Bu­dweiser. Além de sempre estar ao lado de grandes músicos e festivais, a cerveja é uma das principais incentivadoras dos novos clássicos, aqueles artistas que estão em início de carreira e sonham em chegar ao topo.

“Toda banda que já alcançou o estrelato sempre teve alguma passagem pelos grandes festivais em seu início de carreira. Quere­mos incentivar o surgimento de novos clássicos e nada melhor do que poder levá-los ao João Rock, um dos principais eventos de música da atualidade”, afir­mou Alice Alcântara, gerente de marketing de Budweiser.

Outra novidade é que as dez bandas semifinalistas terão a oportunidade de participar gratuitamente de palestras so­bre gestão de carreira musical e artística. Os conteúdos serão apresentados no espaço Le Coq – Mansão Galo Bravo.

Programação
A edição comemorativa dos 18 anos do Festival João Rock contará com 21 grandes shows, distribuídos em quatro palcos, somando mais de doze horas de música, mais a banda vencedora do concurso. O evento acontece em 15 de junho, no Parque Per­manente de Exposições de Ri­beirão Preto. O Palco João Rock – constituído por duas estruturas e apresentações non-stop – rece­berá Paralamas do Sucesso, Pitty, Zeca Baleiro, CPM22, Scalene, Baiana System, Marcelo D2, Al­ceu Valença e o show “Emicida e Rael convidam Mano Brown”.

No Palco Brasil, uma boa surpresa para esta edição: o espa­ço será uma homenagem à cena musical de Brasília, essencial para o rock nacional e seus subgêne­ros. Nele se apresentarão Capital Inicial, Plebe Rude, Natiruts, Rai­mundos, o show “Dado e Bonfá tocam Legião Urbana” e Tribo da Periferia, em uma verdadeira união de gerações e referências da música brasiliense.

Já no Palco Fortalecendo a Cena, que traz bandas que estão despontando na música nacional, os shows serão de Rincon Sapiên­cia, Djonga, Big Up, Filipe Ret, BK e Maneva. Além dos palcos com atrações musicais, o evento tam­bém conta com a Arena de Es­portes Radicais e outras ações que devem ser divulgadas em breve.

Os ingressos estão disponíveis para venda no site oficial www. joaorock.com.br ou nos pontos fí­sicos: lojas Ophicina no Shopping Iguatemi Ribeirão Preto e no Novo Shopping. Estão disponíveis ingressos dos setores pista, cama­rote João Rock, pista Premium e camarote Colorado com os se­guintes valores:

Ingressos
A compra de ingressos ante­cipada pode ser realizada pelo site oficial www.joaorock.com.br ou nos pontos físicos nas lojas Ophi­cina no Shopping Iguatemi Ribei­rão Preto e no Novo Shopping. Para a pista custa R$ 240 (inteira), mas o solidário com a doação de um quilo de alimento não pere­cível “sai” por R$ 130 (o valor da meia-entrada é de R$ 120).

Para o camarote João Rock os preços são de R$ 520 (inteira), R$ 290 (solidário) e R$ 260 (meia). Para a pista Premium custam R$ 600 (inteira), R$ 320 (solidário) e R$ 300 (meia-entrada) e para o camarote Colorado já estão esgo­tados – o último lote estará dispo­nível a partir de 22 de abril.

No ano passado, mais de 60 mil pessoas assistiram a 24 ban­das se apresentando simultanea­mente em quatro espaços e pal­cos distintos. A maratona, que durou 12 horas, recebeu estrelas como Skank, Criolo, Natruts, Raimundos, Caetano Veloso, Tom Zé, Gilberto Gil, Francisco El Hombre, Planet Hemp, Rael, Gabriel O Pensador, Mutantes, entre outros.

Cada um, com seu projeto e sua história, levou para o palco do João Rock mais do que música: levantou a bandeira do fortaleci­mento da cena do rock e da músi­ca nacional. Desde 2014, o evento esgota seus convites cerca de 30 dias antes de sua realização.

Comentários