Festival terá edição online

0
17

De 18 a 23 de abril, a Aca­demia Livre de Música e Ar­tes (Alma) realizará a edição especial do “Festival Fiato al Brasile – 2021”, projeto con­templado no edital do Pro­grama de Ação Cultural (Pro­AC) da da Lei Aldir Blanc (LAB). Devido à pandemia do novo coronavírus, o even­to será realizado online.

A programação especial terá concertos, conferências, master­classes e palestras virtuais, que serão transmitidos pelo canal do YouTube da Alma.

As masterclasses e pales­tras serão realizadas em 22 de abril, a partir das 14h30, pela plataforma Zoom e Youtube.

Os interessados em par­ticipar das atividades for­mativas do festival devem se inscrever no site da Alma (http://www.almarp.com.br/) até dia 20 de abril. Os parti­cipantes serão divididos em duas categorias. A primeira é para alunos (estudantes de flauta, saxofones, clarineta, violão e viola caipira).

A segunda é destinada a pais, mães e responsáveis (fa­mílias que tenham membros matriculados em classes de violino com o método Suzuki). Após as atividades, os partici­pantes receberão um certifica­do emitido pelo “Festival Fiato al Brasile – 2021”.

Além de todas essas ati­vidades, integra também a programação do “Festival Fiato al Brasile – 2021” o lan­çamento do documentário “Fiato.doc”, com estreia mar­cada para o último dia, 23 de abril, sexta-feira, fechando a programação do evento.

De acordo com Rafael Fortaleza, doutorando (licen­ciado) em Composição Musi­cal pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), composi­tor, diretor artístico e musical do festival, o empenho é para que o conteúdo produzido alcance o objetivo principal do evento, de difundir músi­ca com qualidade, totalmente gratuita e acessível.

“Os concertos virtuais são diferentes, envolvendo gra­vações antecipadas, a partici­pação simultânea de muitos alunos, professores e profis­sionais da música, além de edição de imagens e áudio. O evento será um marco para a Alma e também para todos os participantes envolvidos, diante das circunstâncias que estamos vivendo”, explica.

O “Festival Fiato al Bra­sile – 2021”, edição especial, foi contemplado no edital número 40 do ProAC LAB. É uma realização do Ministé­rio do Turismo (MTur), por meio da Secretaria Especial da Cultura, do governo de São Paulo, por meio da Secre­taria de Cultura e Economia Criativa, e da Academia Livre de Música e Artes.

Conta com as parcerias brasileiras do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/ USP) e do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Também conta com parcerias internacionais.

Entre os parceiros estão a Escola Comunal Giuseppe Sarti, da Escola de Artes e Ofícios Angelo Pescarini, do Liceu Artístico e Musical An­tonio Canova Forli, do Institu­to Lugo Silvestro Gherardi, da União de Romagna e Faenza, e do Ministério da Educação e Pesquisa, todos na Itália, além da escola de música Rauman e do Conservatório de Palm­gren, na Finlândia.