22 C
Ribeirão Preto
28 de março de 2024 | 12:07
Jornal Tribuna Ribeirão
Início » Fora da Lava Jato – Moro pede exoneração do cargo
Política

Fora da Lava Jato – Moro pede exoneração do cargo

O juiz federal Sergio Moro pediu exoneração de seu car­go nesta sexta-feira (16) e a solicitação foi aceita pelo presidente do TRF-4 (Tribu­nal Regional Federal da 4ª Região), o desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores. Segundo o Tribunal, o ato de exoneração de Moro terá vigência a partir de se­gunda-feira (19), quando ele deixará de ser juiz de fato. O magistrado abriu mão do car­go para ser ministro da Justiça do governo do presidente elei­to, Jair Bolsonaro (PSL).

Inicialmente, Moro havia dito que usaria férias acumu­ladas até o final do ano, pe­dindo exoneração do cargo apenas em janeiro, quando irá assumir a pasta.

A estratégia, porém, vi­nha sendo criticada pois ele já estava atuando na tran­sição de governo –tendo inclusive ido a Brasília na semana passada–, mas man­tinha o cargo de juiz, embora afastado das funções.

Em seu pedido de exo­neração, Moro escreveu que “houve quem reclamasse que eu, mesmo em férias, afas­tado da jurisdição e sem as­sumir cargo executivo, não poderia sequer participar do planejamento de ações do fu­turo governo”.

Moro diz ter pedido a exo­neração para que possa “as­sumir de imediato um cargo executivo na equipe de tran­sição da Presidência da Re­pública e sucessivamente ao cargo de Ministro da Justiça e da Segurança Pública”. Ele res­salta ter orgulho de haver “in­tegrado os quadros da Justiça Federal brasileira, verdadeira instituição republicana”.

Até o início do mês, o juiz era o titular da 13ª Vara Fede­ral em Curitiba, responsável pelos processos da Operação Lava Jato. Com sua saída, a Vara ficou sob responsabili­dade da juíza federal substi­tuta Gabriela Hardt.

Mais notícias