A Fundação Casa retoma a partir deste sábado, 17 de ju­lho, as visitas presenciais das famílias para os adolescentes em internação atendidos nos seus centros socioeducativos em todo o Estado de São Pau­lo. Na segunda-feira (19) já po­derão ser retomadas as ativida­des presenciais do Programa de Assistência Religiosa (PAR) nos 124 centros.

O retorno da visita presen­cial ainda envolve o fim da re­vista íntima dos familiares como medida de segurança, sendo substituída pelo uso de escâne­res corporais ou manuais, além de outros procedimentos que preservam a intimidade e a dig­nidade humana. Todas as medi­das sanitárias e de distanciamen­to continuam mantidas devido à pandemia de covid-19.

“Por mais que tenhamos garantido o contato dos ado­lescentes com os familiares por meio virtual ou telefôni­co, a presença física reforça os laços afetivos e a participação familiar na execução da me­dida socioeducativa”, avalia o secretário da Justiça e Cidada­nia e presidente da Fundação Casa, Fernando José da Costa.

“Com relação ao término da revista íntima, esta atitude demonstra o compromisso do governo de São Paulo no respeito pelos seus cidadãos e na realização de um trabalho com qualidade”, acrescenta o secretário. Cada adolescente em internação, internação pro­visória ou internação sanção receberá a visita quinzenal de um membro da família, pre­viamente autorizado pela equi­pe de referência do jovem no centro socioeducativo.