24 C
Ribeirão Preto
28 de março de 2024 | 18:45
Jornal Tribuna Ribeirão
Início » Furto de fiação tira TV Câmara do ar
Política

Furto de fiação tira TV Câmara do ar

Desde a manhã desta ter­ça-feira, 17 de novembro, a TV Câmara deixou de transmitir sua programação por causa de furto da fiação da torre de trans­missão, localizada na rua Para­napanema, no Jardim Monte Alegre, Zona Oeste de Ribeirão Preto. A interrupção prejudica cerca de 47 mil estudantes da rede municipal.

Durante a pandemia, os estudantes estão tendo aulas pelo programa Escola na TV, uma parceria da Câmara de Vereadores com a Secretaria Municipal da Educação que transmite as aulas para os alu­nos das oito às 14 horas, de segunda a sexta-feira. O coor­denador da TV Câmara, Sér­gio Figueiredo, informa que a previsão para o retorno da programação é de 48 horas.

O prazo foi fornecido pela Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL Paulista) para ins­talação de medidores e fiação. Os técnicos da emissora estão trabalhando em parceria com a concessionária de energia para restaurar as transmissões o mais breve possível. A programação continua sendo transmitida através das redes sociais (Face­book e Youtube).

O programa Escola na TV é uma ação complementar às medidas tomadas pela prefei­tura desde que as atividades presenciais foram suspensas em decorrência da pandemia do novo coronavírus. O ob­jetivo é oferecer igualdade de condições para o acesso ao en­sino. A televisão é um veículo universal – e mais democrática porque parte dos alunos não tem acesso à internet.

O horário de transmissão é divido para cada etapa de ensi­no e trabalha com os temas lin­guagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e temas transversais. Outros conteúdos são oferecidos como reforço, por exemplo, aulas de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) para os estudantes da educação especial.

As aulas presenciais da rede municipal de ensino foram sus­pensas em 23 de março, após publicação do decreto de estado de calamidade pública que inter­rompeu o funcionamento dos serviços não essenciais em Ri­beirão Preto devido à pandemia do novo coronavírus, e só serão retomadas em 2021.

Os estudantes que não têm acesso à internet, ou mesmo celular ou computador para acompanhar as atividades, têm a opção de retirar os conteúdos impressos na escola.

Em Ribeirão Preto, no iní­cio deste ano, 46.921 estudan­tes – 22.696 do ensino infantil e 24.225 do fundamental – esta­vam matriculados. A rede mu­nicipal conta com 108 escolas – há unidades em construção –, das quais 75 unidades de educação infantil e 33 de ensi­no fundamental.

Mais notícias