Jornal Tribuna Ribeirão

Glamour e camping no Jalapão

PIXABAY

A empresa Korubo Expe­dições, especializada em glam­ping (camping com glamour) e safáris no Jalapão, lançará um novo camp em maio de 2022, desta vez na região das Ser­ras Gerais, em Almas (TO). A aventura pode ter duração de 3 ou 4 noites e ser feita de manei­ra independente ou conjugada com outros dois roteiros.

O “essencial” dura 5 noites, sendo 2 em Palmas e 3 no Sa­fari Camp Korubo e tem como pontos altos o Cânion da Su­çuapara, um verdadeiro oásis; as cachoeiras da Formiga e da Velha; fervedouros (nascentes de água cristalina cuja pressão permite com que se flutue ao invés de afundar); e, claro, as míticas dunas, que são forma­das por areias de quartzo de co­loração dourada e cercadas por imensos chapadões, veredas e lagoas. Além disso, é possível praticar canoagem por uma hora no rio Novo, um dos úl­timos do mundo com água po­tável, que tem fundo de areias brancas e forma lindas praias.

Já o “Trilha e Praia”, de 6 noites, inclui um passeio a mais, e envolve esforço físico, já que uma trilha íngreme leva para o platô da Serra do Espírito Santo, de onde se pode ter uma visão do alto de toda a vastidão do Jalapão, no Mirante da Serra.

Glamping ou camping com glamour: aventura pode ter duração de 3 ou 4 noites e ser feita de maneira independente ou conjugada com outros dois roteiros
Dunas são algumas das belezas naturais
FERNANDO ESSELIN

Este itinerário pode ser estendido às Serras Gerais, contemplando uma noite em Palmas, duas em Ponte Alta e três no Safari Camp Korubo. A programação inclui a cachoei­ra da Pedra Furada, os morros Testemunho – esculpidos pelo vento há milhares de anos – e a Lagoa do Japonês, ideal para flutuação, snorkeling ou sim­plesmente contemplação.

Os pacotes da Korubo têm saídas semanais e são em siste­ma all inclusive, com traslados, alimentação, hospedagem e atividades.

O Safari Camp Korubo fica em uma propriedade parti­cular às margens do rio Novo Tocantins, um lugar selvagem, preservado e encantador, cer­cado por praias e florestas, e sua infraestrutura conta com 15 tendas equipadas com ca­mas confortáveis, banheiro e compartimentos para guarda de pertences. A maioria com­porta duas pessoas e algumas até quatro.

Além disso, quem pernoi­ta ali e está disposto a acordar bem cedo, pode ir a um mirante para apreciar o sol nascer atrás da bela Serra do Espírito San­to e também para utilizar um telescópio para avistar outras serras ao redor e as falésias que formam as dunas do Jalapão.

A Korubo Expedições foi fundada em 2001 com o pro­pósito de oferecer uma viagem única e inusitada no Brasil, a exemplo dos safáris africanos, permitindo uma experiên­cia autêntica junto à natureza. Mais informações no site www.korubo.com.br ou perfil de Ins­tagram @safarinojalapao.

Parque Estadual do Jalapão

PIXABAY

O parque estadual do Jalapão é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada na região leste do estado do Tocantins. O território do parque, com uma área de 158.970,95 ha, está distribuído pelos municípios de Mateiros e São Félix do Tocantins. Criado em 12 de janeiro de 2001, é o maior parque estadual do Tocantins. A vegetação é predominantemente de cerrado ralo e de campo limpo com veredas.

Sua posição estratégica possui continuidade com a área de proteção ambiental do Jalapão, a estação ecológica Serra Geral do Tocantins e o parque nacional das Nascentes do Rio Parnaíba.

A região é considerada a principal atração turística do estado do Tocantins, sendo que em 2008 foi gravado um reality show da Rede CBS na região chamado Survivor: Tocantins. Em 2017, serviu de cenário para diversas cenas da novela “O Outro Lado do Paraíso” da Rede Globo. Uma de suas características é a produção de artesanato de capim dourado e seda de buriti, que se tornou principal fonte de renda para as comunidades locais e tem sido alvo de estudos e ações para garantir seu uso sustentável, ecológica e economicamente.

Mais notícias

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
AllEscort