Google for Education – Parceria vai beneficiar 10 mil alunos em RP

0
23
FL PITON

A Secretaria Municipal da Educação firmou parceria com o Google for Education e, a par­tir deste ano letivo, 10.100 alu­nos do ensino fundamental – do sexto ao nono ano – serão con­templados com as ferramentas da multinacional. Considerando também professores, gestores e demais servidores da pasta, se­rão 13.900 usuários com contas de e-mail criadas. O ano letivo nas 109 escolas municipais co­meça no dia 5 de fevereiro.

As ferramentas colaborati­vas mais conhecidas do G Suite for Education são Google Clas­sroom (sala de aula on-line), Google Forms (formulários), Google Docs (editor de texto), Google Slide (apresentação de slide), Google Sheets (pla­nilha), Google Agenda, Goo­gle Drive e Google Desenho. Além desses ainda estão dispo­níveis soluções como Google Fotos, Google My Maps, Goo­gle Earth, Google Ocean, Goo­gle Expeditions (ferramenta de realidade virtual) e inúmeras extensões e complementos que amplificam a eficiência das mesmas em sala de aula.

Segundo o secretário muni­cipal da Educação, Felipe Elias Miguel, a parceria vai possibili­tar que todos os alunos e profes­sores da rede municipal tenham e-mail e acesso a todo o acervo do Google para as salas de aula. “Vamos disponibilizar chrome­books (notebooks do Google) exclusivos para esse programa e com diversos recursos, tudo sem custo para o município”, explica o secretário. Ainda de acordo com Miguel, a Secretaria da Educação também irá adqui­rir microcomputadores e note­books para ampliação e atuali­zação de seu parque tecnológico.

De acordo com Daniel Clef­fi, líder do Google for Education para a América Latina, a expe­riência de um aluno no ensino fundamental e médio tem um impacto profundo em seu futu­ro. “Os dispositivos comparti­lháveis e as ferramentas colabo­rativas do Google promovem a transformação digital da sala de aula. Professores passam a con­tar com a tecnologia para desen­volver em seus alunos as com­petências exigidas pelo século XXI, tais como liderança, cola­boração, pensamento crítico, ca­pacidade de resolver problemas, dentre outras”, afirma.

Atualmente, existem 40 mi­lhões de usuários de Chrome­books, 90 milhões de usuários G Suite for Education e 40 mi­lhões de professores e estudantes usando o Google Classroom em todo o mundo. Até o momento, os maiores projetos no Estado de São Paulo são Barueri, Mogi das Cruzes, Campinas, São Ca­etano do Sul e Santos, que con­templam o uso de G Suite for Education e Chromebooks.