18 de abril de 2024 | 22:55
Jornal Tribuna Ribeirão
Início » Governar com pluralidade
Artigos

Governar com pluralidade

Duarte Nogueira * 
[email protected] 
 
Um governo eficiente deve se concentrar nos assuntos mais importantes e urgentes, sem deixar as tarefas do dia a dia de lado. É preciso buscar soluções para todos os problemas que surgem todos os dias. Mesmo que a resposta demore um pouco, é preciso que ela venha, para atender a quem precisa, porque todos, indistintamente, merecem a atenção da administração pública, de forma global. A gestão pública tem pilares que requerem constante atenção, como saúde, educação, assistência social e saneamento, porque afeta a todas as pessoas praticamente a todo tempo. 
 
Simultaneamente, é preciso ter muita atenção com o planejamento, a infraestrutura, a habitação, a mobilidade urbana, a cultura, os esportes, o meio ambiente, o lazer etc. É preciso ter olhos para tudo e para todos, sem se esquecer dos detalhes. Porque para cada pessoa, o que importa é a sua demanda pessoal, enquanto o conjunto da sociedade quer um ambiente saudável, uma cidade que se desenvolva e possa oferecer oportunidades a todos. Então é fundamental ter como objetivo uma cidade que funcione em todas as suas necessidades e com acesso de todas as pessoas aos serviços públicos disponíveis. 
 
Em função da pandemia de covid-19, nossa atenção principal nos últimos meses tem sido a saúde, com aumento de estrutura de atendimento médico e de internação e busca da vacinação como a principal alternativa ao afastamento da doença, redução de casos e volta gradativa à normalidade. Essas ações têm consumido grande parte da  nossa energia, mas em nenhum momento deixamos de idealizar soluções para as demais questões da cidade, algumas delas relacionadas com a pandemia e suas consequências, como a redução de emprego e renda. 
 
Mais recentemente, com a melhoria dos indicadores da doença, temos trabalhado na retomada das atividades econômicas, para que novos postos de trabalho sejam abertos. Por sua força, a cidade tem registrado resultados bastante positivos. Mas enquanto não chegamos às vagas que precisamos, temos socorrido as famílias em maior dificuldade, com programas de fornecimento de alimentos e de recursos financeiros, por meio do programa Acolhe Ribeirão. Nosso objetivo principal, no entanto, é que as pessoas hoje desempregadas consigam se inserir no mercado de trabalho, para ter o sustento garantido. 
 
Neste sentido, não nos descuidamos das obras em andamento pela cidade e que geram emprego, como as de implantação do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), em construção na Vila Virgínia e que visitei na semana passada. As obras estão bem adiantadas, com mais de 2,4 mil metros quadrados de laje já concretadas. Também visitei recentemente as obras do restaurante Bom Prato nas proximidades do Hospital das Clínicas e que estão com mais de 40% concluídas. No parque Maurílio Biagi, a construção da pista de skate está próxima da conclusão. Nestes exemplos temos ações em setores diferentes, mas há muito mais exemplos pela cidade, em todas as áreas. 
 
Também há obras planejadas, já com recursos disponíveis, como é o caso da recuperação da avenida 9 de Julho, e também reivindicadas, como as que solicitamos ao governo do Estado. Na semana passada, solicitamos a implantação do Macroanel de Ribeirão Preto, intervenção viária que ligará as rodovias José Fregonesi, Antônio Machado Sant’Anna e Mário Donegá. 
 
Não são apenas obras. Na última semana destinamos R$ 875 mil para o Fundo Municipal de Cultura. Os recursos serão utilizados em atividades culturais desenvolvidas por artistas locais. Também lançamos, por meio do Fundo Social de Solidariedade, a campanha Doe Ribeirão, de incentivo à doação de sangue. 
 
É claro que todos os exemplos não cabem neste espaço, mas os relatados demonstram a pluralidade objetiva de nossos atos. 
 
* Prefeito de Ribeirão Preto   

Mais notícias