19 C
Ribeirão Preto
19 de abril de 2024 | 4:17
Jornal Tribuna Ribeirão
BRENO ESAKI/AGÊNCIA SAÚDE‘
Início » Grupo dos 40’ recebe 4ª dose
DestaqueSaúde

Grupo dos 40’ recebe 4ª dose

A Secretaria Municipal da Saúde disponibilizou, na tarde desta quarta-feira, 22 de junho, no site da prefeitura de Ribei­rão Preto, o agendamento para a aplicação da quarta dose da vacina contra o coronavírus em dez mil pessoas com idade acima de 40 anos.

Neste mês, a pasta já havia disponibilizado 25 mil vagas para profissionais de saúde de 18 a 49 anos e para a população acima de 50 anos. A vacinação desta nova etapa será realizada nesta quinta (23) e na sexta­-feira, 24 de junho, a partir das 8h30, em 37 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.

As pessoas acamadas po­dem receber a vacina em sua própria casa, por meio do Ser­viço de Atenção Domiciliar (SAD). Basta entrar em con­tato com a unidade de saúde mais próxima ou no próprio SAD, pelo telefone 3977-7111. No posto de saúde, o cidadão deve apresentar documento oficial com foto, Cadastro de Pessoa Física (CPF), compro­vante de residência recente e o número do protocolo de agen­damento.

No portal da prefeitura (www.ribeiraopreto.sp.gov.br), o cidadão pode escolher o pos­to de saúde mais próximo de sua casa e também qual o horá­rio de sua preferência, se houver vaga disponível. A recomen­dação vale para quem tomou a primeira dose de reforço há pelo menos quatro meses.

Desde o dia 11 de abril não há mais necessidade de agen­damento para vacinação con­tra a gripe (vírus influenza) e para a aplicação da segunda e da terceira doses contra a co­vid-19 (coronavírus) nas Uni­dades Básicas de Saúde (UBS) de Ribeirão Preto por causa da baixa demanda.

As vacinas da Pfizer/BioN­Tech, Janssen/Johnson&John­son e AstraZeneca/Oxford/ Fiocruz podem ser usadas, independentemente da dose aplicada anteriormente. O Mi­nistério da Saúde destaca que a combinação de vacinas dife­rentes para a dose de reforço tem se revelado eficiente em aumentar a imunização.

O Estado de São Paulo reco­mendou para as cidades paulis­tas a aplicação da quinta dose, ou terceira dose adicional, da va­cina contra a covid-19 em pes­soas acima dos 60 anos e com alto grau de imunossupressão. Além da documentação neces­sária, existe a exigência de um intervalo de 122 dias da última dose recebida.

Adolescentes
Em 30 de maio, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, a Secretaria Muni­cipal da Saúde abriu uma nova etapa de vacinação contra o coronavírus em Ribeirão Pre­to. A pasta começou a aplicar a terceira dose da vacina con­tra a covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos. A campanha acontece em 37 Unidades Bá­sicas de Saúde da cidade.

da Saú­de, a dose adicional para esta faixa etária deve ser aplicada quatro meses após a segun­da. A pasta recomenda que as secretarias municipais e esta­duais deem preferência para a vacina da Pfizer/BioNTech, independentemente da carga aplicada anteriormente.

A Coronavac/Sinovac/Bu­tantan também poderá ser usa­da caso haja indisponibilidade da vacina da Pfizer. A recomen­dação também vale para ado­lescentes gestantes e puérperas – período que dura de 40 a 45 dias após o parto. No caso dos adolescentes imunocomprome­tidos, apenas a vacina da Pfizer/ BioNTech deve ser utilizada.

Mais notícias