26 C
Ribeirão Preto
29 de junho de 2022 | 19:31
Jornal Tribuna Ribeirão
Crédito: Ricardo Benichio

Grupo PSOAS E PSOINHAS traz para Ribeirão Preto o projeto “De Volta ao Berço”

Espetáculo gratuito com foco no público da primeira infância será apresentado nos dias 21 e 22 de maio, na Casa Fluir. Oficina e encontro entre educadores, pais e bebês também serão realizados no espaço

O público da primeira infância de Ribeirão Preto e região tem um compromisso especial, nos dias 21, às 17h, e 22 de maio, às 15h e às 17h, na Casa Fluir. O projeto de circulação “De Volta ao Berço”, do Grupo Psoas e Psoinhas, chega ao município e apresenta o espetáculo Amana, gratuitamente, com objetivo de provocar diversos estímulos em bebês de zero a três anos de idade, como a comunicação, expressão, percepção sensorial, momentos de contemplação, liberdade, dança, entre outros. A reserva de ingressos deve ser feita pelo link – https://www.sympla.com.br/amana-danca-para-bebes__1579003

Com o objetivo de compartilhar com os bebês de 0 a 3 anos de idade e seus responsáveis uma nova percepção sobre as infinitas possibilidades de movimento que o corpo possibilita e ativar novas formas de se comunicar e vincular com os bebês. O espetáculo transita entre a importância da arte da contemplação, como portal de novas percepções sensoriais, e de interação com as intérpretes, ao final do espetáculo.

A apresentação, que também vai passar pelas cidades de Bauru (SP), Porto Alegre (RS) e Brasília (DF), trabalha com as linguagens do teatro, dança contemporânea e música e está baseada nos princípios da educação somática. “Preparamos uma recepção especial para as famílias, com a presença de uma intérprete de libras no sábado, dia 21, além de todos os cuidados necessários para receber o público com segurança, conforto e bastante acolhimento “, explica Susana Prado, fundadora do Grupo Psoas.

Dentro da programação do grupo em Ribeirão Preto, acontecerá uma Baby Jam, no dia 24, às 16h, na Casa Fluir, gratuitamente. Será um encontro de improvisação de dança entre bebês, mães e pais. Uma experiência de afeto para libertar o movimento espontâneo e ampliar os canais de comunicação entre adultos e bebês. O grupo propõe um momento de liberdade, no qual o principal requisito é o estado de presença, a partir da observação, da escuta e do toque, incentivando os movimentos entre adultos e bebês e uma grande brincadeira. Para reservar o ingresso, basta clicar no Link da bio do instagram @grupopsoas.

Já no dia 26, a partir das 18h30, será realizada uma oficina chamada Pausa. A atividade é voltada para educadores, artistas e interessados em arte para a primeira infância e em educação somática. Será um momento de autocuidado, autopercepção e também de afeto. Um dos objetivos da oficina é ampliar as próprias percepções para melhor observar, cuidar e relacionar-se da melhor maneira com bebês e crianças, que são extremamente sensíveis e sensoriais.

Na sequência, haverá uma conversa pública e oficina de atividades na Casa Fluir, com entrada franca. As artistas e pesquisadoras Katiane Negrão e Susana Prado convidam educadores, artistas e pessoas interessadas em conhecer o histórico do grupo e seu processo criativo e pedagógico ao longo destes 6 anos de apresentações, pesquisa e ações sobre movimento, arte, infâncias e educação somática. Para reservar o ingresso, basta clicar no Link da bio do instagram @grupopsoas.

“A proposta do encontro é criar também uma atmosfera de diálogo e escuta a partir da troca de experiências com as pessoas presentes para que a arte do encontro se potencialize na criação de novas paisagens e possibilidades para o futuro das crianças e de nosso planeta”, encerra Susana.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] e também pelo Instagram @grupopsoas .

O projeto de Volta ao Berço foi contemplado pelo Fundo Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC/DF, com objetivo de possibilitar a difusão de um trabalho artístico inovador do Distrito Federal para outros estados, estimulando uma rede de trocas e parcerias profissionais.

Serviço
Projeto De Volta ao Berço
Dia 21, às 17h – apresentação Amana
Dia 22, às 15h e às 17h – apresentação Amana
Dia 24, às 16h – Baby Jam
Dia 26, às 18h30 – Oficina Pausa e Roda de Conversa
Local: Casa Fluir – R. Garibaldi, 1500, Boulevard, Ribeirão Preto

Mais notícias

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
AllEscort