Jornal Tribuna Ribeirão

Grupos encenam obra de Allan Poe

Neste final de semana, na sex­ta-feira (17) e no sábado, 18 de se­tembro, o projeto Leitores em Ação (LEA) estreia mais uma leitura dramática. Desta vez, a obra apre­sentada será “A máscara da Morte Rubra”, de Edgar Allan Poe (1809- 1849), com direção de Monalisa Machado e do Coletivo Fuligem.

O objetivo é fortalecer a Bi­blioteca Lélia Abramo (LE.A), localizada em um dos patrimô­nios culturais de Ribeirão Preto, a Cerâmica São Luiz, espaço que abriga também dez grupos artís­ticos da cidade, entre núcleos de teatro, dança e capoeira.

As atividades do LEA são desenvolvidas e realizadas por colaboradores que integram o espaço cultural, destacando os artistas atuantes no local, pro­movendo o incentivo à leitura e dinamizando a biblioteca. Desta vez o, projeto une dois parceiros. São grupos de grande reverência e atuação cultural em Ribeirão Preto, as companhias Boccac­cione e a Teatro de Riscos, que darão vida a esta marcante histó­ria, escrita há quase dois séculos, mas que adequa-se perturbado­ramente aos dias atuais.

A obra narra a história do príncipe Próspero, encastelado em uma de suas propriedades, uma inviolável construção, para se pro­teger da Morte Rubra, peste que está dizimando o povo. Ali, junto de um milheiro de amigos sadios, entregue a diversões e excêntricos prazeres, o príncipe não imagina que, numa noite de voluptuosa mascarada, a Morte Rubra chega­ria sorrateira e traria, atrás de sua máscara, a escuridão e a ruína.

A leitura dramática de “A máscara da Morte Rubra” será transmitida pelo canal do You­Tube da ONG Vivacidade e da Casa da Memória Italiana (CMI), que abriu as portas para a realização da filmagem. As duas sessões acontecerão às 20 horas e para acompanhar basta acessar gratuitamente os links https://www.youtube.com/channel/UC8ZJH279ScCA­TIm-TyTkRBw (Canal Viva­cidade) e https://www.youtube.com/channel/UCzg0_2sLBLk­dDmUu-QBPFYg (Casa da Memória Italiana).

O LEA vem oferecendo uma programação online com várias ações culturais, totalmente gra­tuitas com intervenções artísticas mesclando literatura, música, artes visuais e cênicas, e o acervo da biblioteca, que em breve estará aberto para a comunidade, pos­sui 3.500 obras entre livros, revis­tas, jornais locais e documentos históricos da cidade. O projeto Leitores em Ação da Biblioteca Lélia Abramo é financiado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, através do Programa de Ação Cultural (ProAC) do gover­no do Estado de São Paulo.

Cia. Teatral Boccaccione
A Cia. Teatral Boccaccio­ne é um grupo que atua desde 2006 no cenário das artes cê­nicas. Com pesquisas a partir do teatro de rua, da música ao vivo e da adaptação de obras clássicas, o grupo realizou mais de 20 montagens e expe­rimentos cênicos para todos os públicos. Circulou pelos prin­cipais festivais teatrais do país e participou a convite do 2º Fes­tival Ponte… na Escena, festi­val internacional realizado na região da Galiza, na Espanha.

Cia. Teatro de Riscos
A Cia. Teatro de Riscos é um grupo formado em 2010 por atores e atrizes formados em graduação em teatro pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Com pesquisa acerca do teatro performativo e narrativo, atua tanto para público adulto, quan­to infantil, utilizando de recursos lúdicos para construção cênica, mescla dança, música e teatro.

Deixe o seu comentário:

Mais notícias

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com