Grupos partilham artes no Pedro II

0
19
JF PIMENTA/ ARQUIVO


O Theatro Pedro II recebe nesta terça-feira, 5 de novem­bro, o espetáculo “Mulheres à Mostra – Ocupa”, uma noite de encontros, potências, de­núncias, travessias e curas. Di­versos grupos e corpos vão ao palco partilhar suas artes, em reflexões sobre tornar-se mu­lher, feminino e feminismos, celebrando as diferenças. Uma noite de muita música, dança, teatro, poesia, circo… Sensibi­lidades e políticas encarnadas.

O espetáculo integra o pro­jeto Amigos da Casa. A apre­sentação terá início às 20 horas. A mostra de arte independente de mulheres de Ribeirão Pre­to acontece anualmente desde 2016. A ocupação do Theatro Pedro II nutre as aproximações entre arte independente e es­paços institucionais na cidade, valorizando a produção e cria­ção artística local e de mulheres, posto que estes espaços foram historicamente restritos às mu­lheres artistas, especialmente no que diz respeito às mulheres ne­gras, periféricas e LGBTQI+.

Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entra­da). Estão à venda no guichê do espaço cultural. A meia-en­trada só vale para estudantes com carteirinha da instituição de ensino, professores, super­visores, diretores, coordena­dores pedagógicos e titulares de quadro de apoio das escolas da rede pública (municipal e estadual) com apresentação de holerite ou documentação, ido­sos acima de 60 anos com docu­mento comprobatório (cédula de identidade, RG) e portadores de deficiência com um acom­panhante. Crianças menores de dois anos não pagam.

Não será permitida a entra­da após o início do espetáculo. A Fundação Pedro II também proíbe o consumo de comidas e bebidas no local. O Theatro Pedro II fica na rua Álvares Cabral nº 370, no Quarteirão Paulista, Centro Histórico de Ribeirão Preto. O local tem capacidade para 1.588 pessoas, mas parte foi interditada por segurança. Atualmente conta com 1,3 mil lugares. Telefone para mais informações: (16) 3977-8111. O espetáculo não é recomendado para menores de 12 anos.

O espetáculo integra o projeto Amigos da Casa, da Fundação Dom Pedro II, lan­çado para valorizar os artistas locais e democratizar o acesso à cultura, com uma proposta de formação de público para apresentações artísticas nas áreas de música, teatro e dança, em um dos principais cartões­-postais de Ribeirão Preto e segundo maior teatro de ópera do Brasil, o Theatro Pedro II.

Amigos da Casa
Desde que o projeto “Ami­gos da Casa” foi implantado, em 2009, o Theatro Pedro II é palco para que os artistas da cidade tenham a oportunida­de de aprimorar e desenvolver seus espetáculos, promovendo a arte e a cultura junto à comu­nidade com o objetivo de de­mocratizar o acesso e forma­ção de plateia.