Jornal Tribuna Ribeirão

Hemorroida – causa desconforto

A hemorroida é uma doença que faz com que as veias ao redor do ânus ou do reto que é o canal das fezes, fiquem inflamadas e dilatadas causando dor e, algumas vezes, sangramento. Mas, o pior das hemor­roidas é o desconforto. E, por se tratar de uma região íntima no corpo do homem ou da mulher existe uma espécie de constrangimento para a pessoa, o que não tem sentido algum.

A hemorroida é tão frequente na população que há estatísticas que suge­rem que 50% das pessoas adultas estão tendo ou vão ter nos próximos anos. É um número impressionante. A hemorroida atinge tanto homens quanto mulhe­res em igualdade e condições. As mulheres na fase de gestação têm aumenta­do o risco de hemorroida. Mas afinal, por que que ocorre a hemorroida?

Antes de mais nada ela parece ser uma doença familiar. Se algum ancestral teve ou tem hemorroida é provável que há mais chance de um descendente ter a doença. Entretanto, há outros fatores de risco para a ocorrência de hemorroida. Constipação, isto é, a pessoa necessita fazer um esforço maior para evacuar ou a necessidade de ficar muito tempo no vaso no momento da evacuação para forçar a saída das fezes.

O perfil alimentar não saudável, isto é, o baixo consumo de alimen­tos ricos em fibras, assim como o fato de a pessoa beber pouca água da hora que levanta até a hora de ir dormir.

Um outro fator de risco para o aparecimento da hemorroida é a obe­sidade, o que contribui para aumentar o esforço às evacuações. Há ainda o sedentarismo, que é a falta de atividade física, bem como ficar muito tempo sentado durante o dia. A prevenção, isto é, as medidas que uma pessoa tem que fazer para evitar o aparecimento da hemorroida consistem em tomar medidas que sejam capazes de eliminar cada fator de risco, exceto é óbvio, o componente familiar. Mas mesmo esse componente pode ser diminuído através de consulta médica periódica, visando um diagnóstico precoce de uma provável de doença hemorroidária. Os demais fatores de risco podem ser enfrentados através de medidas preventivas.

No caso da dieta, introduzir uma que seja rica em fibras, principal­mente aumentando o consumo de frutas, verduras, legumes e cereais que sejam ricos em fibras.

Aumentar o consumo de água por dia, devendo chegar a dois ou três litros da hora que levanta até a hora de ir dormir. Igualmente evitar ficar sentado por muitas horas sem levantar, assim como, a pessoa deve ter uma atividade física diária. Se não puder fazer academia, a caminhada diária de meia a uma hora por dia é útil.

A hemorroida em si não é uma doença grave. No entanto, como ela causa desconforto, a recomendação é se a pessoa sentir qualquer sinal ou sintoma como coceira no ânus, ou mesmo dor ou pequeno sangramento ao evacuar ou ainda se notar o aparecimento e algum caroço no ânus, a recomendação é fazer uma consulta com um médico clínico geral ou se possível, consultar direto com um médico proctologista ou gastro. Que vão estabelecer o diagnóstico e instituir o tratamento apropriado.

O tratamento médico da hemorroida, claro, vai depender de cada caso e do estágio da doença. Pode ser feito com cremes, pomadas, remé­dios para dor e anti-inflamatório.

Se houver hemorroida externa e se o tratamento clínico não surtir o efeito esperado, um pequeno procedimento cirúrgico simples e sem risco pode ser indicado para remover o caroço externo ao ânus. Uma questão que preocupa as pessoas é associar hemorroida a câncer. É uma preocupação sem qualquer fundamento, pois hemorroida não tem nada a ver com câncer. Deve ficar bem estabelecido que a pessoa não deve tomar remédio ou usar pomadas por conta própria de jeito nenhum.

Como sempre, as bebidas alcoólicas em exagero devem ser evitadas, bem como a pessoa não deve fumar de jeito nenhum. A prática do sexo anal deve ser evitada para não aumentar as fissuras existentes.

O estresse igualmente deve ser administrado de modo a diminuir a sua ocorrência. Desse modo a pessoa tem condições de sarar da hemor­roida e ter uma vida longa e feliz.

Mais notícias

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
AllEscort