O campo jurídico, o meio acadêmico, especialmente o curso de graduação em Direito e o Programa de Mestrado e Doutorado em Direito da Unaerp, e, sobretudo, seus familiares e amigos perderam hoje o estimado e respeitado advogado e professor Zaiden Geraige Neto.

Morreu nesta terça-feira (2), em São Paulo, aos 50 anos de idade, o advogado e professor doutor professor Zaiden Geraige Neto. Zaiden estava na Capital, internado para tratamento de Covid. Filho do ex-prefeito, ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal, em Barretos, Mélek Zaiden Geraige (já falecido) e de Ana Rosa Meinberg Geraige, o professor Zaiden era casado com Ana Paula Jerônimo Geraige.

Formado em Direito pela PUC – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestre e doutor também em Direito pela mesma Instituição, Zaiden Geraige deixa um currículo vasto, com intensa produção tanto no campo profissional, quanto acadêmico. Autor e coautor de dezenas de artigos e capítulos de livros publicados e de centenas de pareceres, arbitragens e consultorias, deixa em seu legado também oito livros editados entre 2000 e 2011, incluindo títulos referenciais como Ação Rescisória – o lento caminhar do direito escrito comparado às rápidas transformações das sociedades contemporâneas e O Princípio da Inafastabilidade do Controle Jurisdicional. Versátil e letrado, foi também compositor e autor de Hold´em Místico, obra finalista no Prêmio Jabuti de 2012.

Zaiden teve uma intensa atuação profissional como advogado, assessor e consultor jurídico e também como conselheiro da Fundação PIO XII – Hospital de Câncer de Barretos/SP. Naquela cidade tinha seu escritório, Geraige Advogados Associados, e mantinha sólidos laços e incansável atuação nos meios profissional, cultural e literário. Tanto que recebeu título de Cidadão Emérito de Barretos, em 2016, homenagem a barretenses com projeção nacional e internacional que se “tornam orgulho da cidade”. Também em Barretos, foi Secretário Municipal de Negócios Jurídicos no período de 2005 a 2008.

Sempre em busca de conhecimento e especialização, no currículo do professor também se destacam créditos concluídos na Harvard Extension School (Cambridge/Massachussets/EUA): Law and Philosophy, em International Human Rights, com os professores Christopher Taggart e Diana Buttu, respectivamente; A Constitutional Convention e The Human Rights of Children and Youth as Citizens, Migrants, and Refugees, com os professores Jacqueline Bhabha e Stacy Hannell (teaching assistant). Também na cidade de Cambridge/Massachussets/EUA, fez o curso de Legal Studies na New England School of English (NESE), abordando parte do sistema jurídico dos Estados Unidos da América do Norte. Em 2018, concluiu o Cours de Civilisation Française de la Sourbonne, pela Fondation Robert de Sorbon, na França. E, por sua atuação na Fundação Pio XII e no Hospital do Câncer cursou um MBA executivo em Gestão Hospitalar pela FGV – Fundação Getúlio Vargas (2007).

Unaerp emite nota de pesar

Em nota, alunos, professores colegas, coordenação de graduação e pós-graduação em Direito; a direção e a Reitoria da Unaerp, emitiram nota lamentando “profundamente a inestimável perda”.