FOTO: FERNANDO GONZAGA/CCS

Os cães da Guarda Civil Metropolitana de Ribeirão Preto não usam farda, mas possuem um faro privilegiado e muita destreza para o com­bate à criminalidade, sendo essenciais ao trabalho da cor­poração. Com a chegada da cadela Hope, a GCM ganha re­forço e poderá contar com um apoio especial para encontrar pessoas desaparecidas.

A cadela da raça pas­tor belga malinois tem dois anos e foi treinada pelo Canil da GCM em parceria com o Canil Doutores de Patas, que possui sede em Ribeirão Preto. Hope é espe­cialista em encontrar pessoas desaparecidas e irá auxiliar no trabalho policial ou em caso de desastres ou calami­dade envolvendo a Defesa Ci­vil do Município.

“É um diferencial poder contar com a Hope, é inédito para nossa instituição e cidade ter um cão especialista nessa função. Com ela, poderemos auxiliar e apoiar a Polícia Ci­vil, Polícia Militar, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e demais órgãos quando neces­sário”, explica o coordenador da Defesa Civil de Ribeirão Preto e diretor de Operações da GCM, Tiago Caldeira.

Para o superintendente da Guarda Civil Metropolitana, Domingos Fortuna, a GCM está investindo para realizar um atendimento cada vez mais eficaz para a população. “A aquisição da Hope, ades­trada para encontrar pessoas, vem atender não só nossa ci­dade, mas também a Região Metropolitana da qual faze­mos parte”, conclui.

Furto
Uma equipe da Guarda Ci­vil Metropolitana prendeu em flagrante, na madrugada desta sexta-feira, um homem que es­tava tentando furtar uma peça de ferro da unidade do Depar­tamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) no Dis­trito Empresarial Prefeito Luiz Roberto Jábali,na Zona Norte.

Esta foi a segunda tenta­tiva de furto em unidades do Daerp impedida pela GCM nesta semana. O vigia do local onde funciona um poço, reser­vatório e o centro de distribui­ção de cloro e flúor, percebeu um barulho no pátio da unida­de e acionou a Guarda Civil.

Um homem que tentava furtar uma luva de ferro, uti­lizada em adutora e que pesa cerca de 30 quilos, foi preso em flagrante. Ao tentar pas­sar a peça por cima da cerca, o objeto caiu sobre a perna do suspeito e ele acabou ferido. Os guardas metropolitanos le­varam o ladrão para a Central da Polícia Judiciária.

A Polícia Civil homologou o flagrante de tentativa de fur­to. Esta foi a segunda ação da GCM nesta semana evitando furtos em unidades do Daerp. Na quarta-feira (9), uma guar­nição conseguiu evitar o furto de uma grande quantidade de cabos na Estação Elevatória de Água de Santa Teresa, na Vila Virgínia, Zona Oeste.

Depois de serem acionados pelo operador de sistema, que chegou a ser ameaçado pelos assaltantes, os guardas foram até o local, mas não conse­guiram deter os ladrões, que fugiram deixando os cabos jo­gados. As ações fazem parte do trabalho feito pela GCM para intensificar rondas nas unida­des do Daerp, a fim de reduzir a incidência de furtos e tentar deter os autores.