Em cerca de dois meses de operação em Ribeirão Preto, o aplicativo “Hora Marcada” já registrou grande adesão. Levan­tamento feito pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), que criou a tecnologia, e pela Secretaria Municipal da Saúde, apontam que 5.160 ribeirão­-pretanos vinculados aos postos participantes se cadastraram no app. O número de Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) partici­pantes saltou de dez para 22.

Foram feitos 4.850 down­loads, que já conta com 23.476 acessos. Até o momento, foram cerca de 2.426 agendamentos, 583 cancelamentos de consultas e mais 169 reagendamentos. O aplicativo funciona como uma agenda médica para os pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e permite cancelar ou reagendar o atendimento e consultar o histórico de agenda­mentos no celular, oferecendo menos deslocamento e perda de tempo aos usuários.

O “Hora Marcada” é um avanço e uma inovação extre­mamente importantes para a saúde pública das cidades bra­sileiras, sendo Ribeirão Preto pioneira na ação.Em 16 de julho, o governador do Esta­do de São Paulo, João Doria, esteve no Palácio Rio Branco, sede da prefeitura de Ribei­rão Preto, para lançar o pilo­to do aplicativo. A cidade é a primeira do Estado a receber a plataforma e a implantação será gradativa.

Com o “Hora Marcada”, é possível solicitar agenda de clínico geral, ginecologista, pediatra e odontologista da Unidade Básica de Saúde de referência do munícipe. Para agendamento de especialida­des e exames é necessário o encaminhamento médico da UBS. O aplicativo também pode ser utilizado por mais de uma pessoa, ou seja, crianças e idosos podem ser cadastrados por seus cuidadores, mediante comprovação de responsabili­dade e apresentação do cartão SUS em uma UBS de vínculo.

A secretária municipal da Saúde em exercício, Jane Apare­cida Cristina, avalia que a adesão ao “Hora Marcada” é um avanço para a cidade. “Os usuários da saúde pública de nossa cidade começam a perceber que a pla­taforma oferece acesso rápido às informações fundamentais, mais eficiência, comodidade e menos perda de tempo, a ten­dência é sem dúvida a dissemi­nação total do app entre a popu­lação que utiliza os serviços do SUS na cidade”, comemora.

O “Hora Marcada” está dis­ponível gratuitamente na Goo­gle Store e, em breve, na Apple Store. Após a instalação, basta preencher informações básicas como número do cartão SUS e Cadastro de Pessoa Física (CPF). O “passo a passo” pode ser consultado em http://hora­marcada.saude.sp.gov.br/, onde há um vídeo tutorial e uma re­lação de Perguntas Frequentes para orientar a população.

Unidades que já têm o aplicativo
UBS José Sampaio
UNS Vila Tibério
UBS jardim João Rossi
UBS Vila Abranches
UBS São José
UBS Maria das Graças
UBS Adão do Carmo
UBS Vila Recreio0
UBS Ipiranga
UBS Vila Mariana
UBS Campos Elíseos0
UBDS Vila Virgínia
UBS Parque Ribeirão Preto0
UBS Simioni
UBS Jardim Aeroporto
UBS Dom Miele
CSE Ipiranga
UBS Jardim Presidente Dutra
UBS Castelo Branco
UBS Jardim Juliana
UBS Santa Cruz
UBS Bonfim Paulista

Comentários