O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou a abertura de processo seletivo para preencher 204.307 vagas temporárias de recenseadores e agentes censitários. Os aprovados vão trabalhar na organização e na coleta do Censo Demográfico 2021. A previsão é que o trabalho de campo comece em agosto.

O censo nacional estava previsto para ser feito no ano passado, mas em função da pandemia do coronavirus foi adiado. Na época, o processo seletivo aberto foi cancelado, e a taxa de inscrição vem sendo devolvida pelo IBGE.

No novo edital estão previstas 181.898 vagas para recenseador, 16.959 para agente censitário supervisor (ACS) e 5.450 para agente censitário municipal (ACM), com oportunidades em 5.297 municípios brasileiros.

Para o cargo de recenseador o candidato deve ter nível fundamental completo. Já para o de agente censitário é preciso ter concluído o ensino médio. A remuneração varia de R$ 1.700,00 até R$ 2.100,00 dependendo do cargo. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais, sendo oito horas diárias.

As provas objetivas serão aplicadas presencialmente no dia 18 de abril para as vagas de agentes censitários, e no dia 25 de abril para os recenseadores. Segundo o IBGE, a etapa presencial de seleção seguirá os protocolos sanitários de prevenção de covid-19.

As inscrições para os cargos de agentes censitários vão de 19 de fevereiro a 15 de março, enquanto as vagas para recenseador terão inscrições de 23 de fevereiro a 19 de março, no site www.cebraspe.org.br