Inep disponibiliza cartão de confirmação do Enem

0
21

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Edu­cacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza a partir desta terça-feira, 5 de janei­ro, o Cartão de Confirmação de Inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020.

O cartão contém número de inscrição, data, hora e local do exame. O documento po­derá ser acessado na Página do Participante. O documento também registra se o partici­pante deve contar com atendi­mento especializado, e se deve ser tratado pelo nome social, caso essas solicitações tenham sido feitas e aprovadas.

Apesar de não ser obriga­tório, o Inep recomenda que o participante leve o cartão nos dias de aplicação das provas. A prova deste ano, que já foi adiada uma vez por causa da pandemia, tem 5.783.357 can­didatos inscritos – o número é 13,5% maior do que a edição anterior, que teve o menor nú­mero de candidatos em toda a história. São cerca de 4.800 da região de Ribeirão Preto.

As provas do Enem 2020 foram adiadas em decorrên­cia da pandemia de covid-19 e serão realizadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa) e em 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital). Serão 14 mil locais de prova e 205 mil salas.

Todos os candidatos e profissionais envolvidos no exame devem manter o dis­tanciamento de 1,5 metro. O uso obrigatório de máscaras de proteção facial é obriga­tório, exceto para os casos previstos na lei n.º 14.019, de 2020. Elas poderão ser reti­radas apenas no momento de identificação pelo fiscal de provas, mas sem tocar sua parte frontal e, poste­riormente, deverá ser feita a higienização das mãos com álcool em gel próprio ou for­necido pelos fiscais.

As máscaras também po­derão ser retiradas para que os candidatos bebam água e façam lanche durante a apli­cação da prova. A recomen­dação é que os candidatos levem outra máscara, para trocá-la durante o exame, se­guindo as orientações do Mi­nistério da Saúde.

Principal porta de entra­da para o ensino superior, o exame será aplicado para a maioria dos candidatos nos dias 17 e 24 de janeiro. Por ocorrer em meio a pande­mia, o exame terá outra par­ticularidade. Os participan­tes que forem diagnosticados com covid-19 ou com outra doença infectocontagiosa, como sarampo, rubéola, va­ríola e influenza humana A e B, terão outra chance de fa­zer o exame, na reaplicação da prova.

O atestado médico poderá ser enviado ao Inep pela pá­gina do participante até um dia antes da aplicação. Caso a doença seja confirmada no dia do exame, o participante deverá entrar em contato pelo telefone 0800616161. “Os par­ticipantes podem ficar tran­quilos. Toda a estrutura que estamos preparando para o Enem digital vai seguir a mes­ma qualidade da aplicação re­gular, que é a aplicação em pa­pel”, diz o coordenador geral de Exames para Certificação do Inep, Eduardo Sousa.