30.6 C
Ribeirão Preto
13 de agosto de 2022 | 15:35
Jornal Tribuna Ribeirão
ALFREDO RISK/ARQUIVO
Ciência e Tecnologia

Inova Ribeirão começa hoje

A terceira edição do Inova Ribeirão começa nesta terça­-feira, 5 de julho, e segue até quinta-feira (7), sempre a par­tir das 14 horas. O evento deste ano é 100% presencial, reunin­do a hélice tripla da inovação de Ribeirão Preto e região: empre­sas, universidades e governos, promovendo conexões e negó­cios entre demandantes e ofer­tantes de serviços tecnológicos.

O evento será realizado na sede do Serviço Nacional da In­dústria (Senai) de Ribeirão Preto, na rua Capitão Salomão nº 1.813, nos Campos Elíseos. No ano pas­sado, entre 9 e 11 de novembro, cerca de 1.200 pessoas participa­ram do evento presencialmente, apesar de ter sido realizado de for­ma híbrida – presencial e online.

Contou com 80 palestrantes e a apresentação de 40 empresas. Foram realizados 29 painéis si­multâneos com 128 palestrantes, além da apresentação de pitchs de dez startups para investidores nos auditórios dos Serviços Na­cionais do Comércio (Senac) e da Indústria (Senai).

Eduardo Molina, secretário municipal de Inovação e De­senvolvimento, enfatiza que o evento gera conteúdo de valor e boas oportunidades para os participantes. “Não só disse­minamos conhecimento e boas práticas, como também damos mais visibilidade às tecnologias regionais, além de estabelecer­mos conexões que fortalecem o ecossistema de inovação e em­preendedorismo”, diz.

“Assim, gera-se valor para todos os participantes, inde­pendente do porte e segmento”, destaca. Uma das novidades da edição de 2022 será a volta ao for­mato 100% presencial, com ativi­dades pela tarde e noite. Também já estão definidos os grandes te­mas que orientarão as palestras.

São eles Tendências e Fu­turismo, Empreendedorismo e Gestão da Inovação e Tec­nologias que transformam. O evento contará também com área de exposições, uma arena para startups e um espaço de showroom de tecnologias para indústria e agronegócio.

“Para este ano, proporcio­naremos uma experiência ino­vadora aos participantes, com novos espaços de interação, ne­tworking e mentorias, e atrações de renome, que são referências em inovação e empreendedo­rismo”, afirma Dalton Marques, gerente de Desenvolvimento Econômico do Supera Parque.

Inscrições
Os interessados devem se inscrever gratuitamente no site https://www.inovaribeirao.org.br. O Inova Ribeirão traz opor­tunidades de negócios para em­presários de Ribeirão Preto e região. Ao reunir a hélice tripla da inovação da região (empresas, universidades e governos), pro­move conexões e parcerias en­tre demandantes e ofertantes de serviços tecnológicos. Na última edição, que teve formato híbrido (presencial e online), o evento impactou mais de 3.800 pessoas, de 448 diferentes empresas.

Na Arena Startup, ocorrerão palestras e apresentação de pit­chs. Faz parte da programação, também, o Desafio Integra Cida­dão, no qual pessoas serão desa­fiadas a desenvolver soluções que promovam a integração entre a população e o poder legislativo, com premiação em dinheiro aos melhores projetos.

A palestra “Inovação: a Cria­tividade na Era Digital” será com Marcelo Tas, jornalista, comu­nicador, educador, apresentador do programa “#Provoca” e co­mentarista do Jornal da Cultura na TV Cultura. É professor de inovação e comunicação.

A cada dia, uma palestra abre os trabalhos da Arena Startup, com discussão de casos sobre busca de investimentos, abertura de mercado e os desafios de em­preender. Em seguida, têm iní­cio as apresentações das startups selecionadas para uma banca formada por investidores e gran­des empresas com programas de open innovation.

As apresentações de pitchs acontecerão de forma segmenta­da para aumentar as chances de conexão: no primeiro dia, serão privilegiadas empresas de saúde e biotecnologia; no segundo dia, empresas de TI e outros serviços; e, por fim, no último dia, empre­sas ligadas ao agro. Espera-se, durante os três dias de evento, a presença de mais de 25 startups.

São parceiros do município na realização do evento a Asso­ciação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), Agência USP de Inovação (Auspin), Sindicato do Comércio Vare­jista (Sincovarp), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-RP), Centro das Indústrias do Esta­do de São Paulo (Ciesp), Servi­ço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Faculdade de Tecnologia (Fa­tec), InovaJab, Senac, Senai e Supera Parque Tecnológico.

Mais notícias

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com