30.6 C
Ribeirão Preto
13 de agosto de 2022 | 16:28
Jornal Tribuna Ribeirão
© Marcello Casal JrAgência Brasil
Educação

Inscrição para o Prouni vai até esta sexta-feira

O Ministério da Educação prorrogou por mais um dia as inscrições para o Progra­ma Universidade para Todos (Prouni) deste segundo se­mestre, previstas para termi­narem nesta quinta-feira (4). Com isso, os estudantes inte­ressados em bolsas de estudos em instituições privadas de ensino superior têm até esta sexta-feira, 5 de agosto, para acessar o site do ProUni e se inscrever no programa.

A medida foi adotada após o site do programa ter apre­sentado problemas de instabi­lidade. Podem participar estu­dantes interessados em bolsas de estudo parciais (50%) ou integrais (100%) em diversas universidades privadas, des­de que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e atingido, no míni­mo, a média de 450 pontos em cada matéria do exame.

Além disso, o estudante não pode ter zerado a prova de redação, nem ter participa­do como treineiro. O resultado com a lista dos candidatos pré­-selecionados será disponibili­zado no site do programa e será constituído de duas chamadas, previstas para o dia 8 de agos­to e 22 de agosto de 2022.

Uma das novidades desta edição é que a inscrição deve­rá ser feita por tipo de moda­lidade de concorrência: ampla concorrência e ações afirma­tivas. Com isso, haverá uma ordem de prioridade para a classificação dos candidatos inscritos conforme cada mo­dalidade escolhida.

Outra mudança é a am­pliação dos critérios de ori­gem escolar do estudante que deseja disputar as bolsas do Prouni. A classificação leva­rá em conta a modalidade de concorrência escolhida pelo estudante em sua inscrição por curso, turno, local de ofer­ta e instituição.

Para participar do proces­so o candidato deve preen­cher alguns critérios como as exigências de faixas de renda per capita [por cabeça]: até 1,5 salário-mínimo para bolsa integral; e até três salários-mí­nimos para bolsa parcial que representa 50% do valor da mensalidade do curso.

Segundo o Ministério da Educação, a classificação dos estudantes inscritos nos pro­cessos seletivos do ProUni vai considerar as notas obtidas nas duas últimas edições do Enem imediatamente ante­riores ao processo seletivo do ProUni para ingresso em cur­so de graduação ou sequencial de formação específica.

Mais notícias

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com