VINÍCIUS BARROS

A Academia Livre de Música e Artes (Alma) está com vagas abertas para o curso de canto lírico neste primeiro semestre de 2021. Os candidatos poderão re­alizar a inscrição online no site http://www.almarp.com.br/audicao/audicoes-para­-o-curso-de-canto-lirico até esta sexta-feira, 16 de abril. Os interessados precisam ter entre 13 e 18 anos.

O lírico pode ser consi­derado um tipo de canto que está especificamente atrelado aos cantores de ópera e aos cantos sacros. Tamara Pereira é uma das professoras deste curso na Alma e explica que os cantores líricos possuem uma estética vocal diferen­ciada da voz falada.

“Essa forma de canto é oposta ao canto popular. Os cantores líricos costumam se apresentar em concertos acompanhados de orquestra, grupos de câmara ou piano, na maioria das vezes em es­paços como teatro ou com estrutura específica”, reforça.

As aulas de canto lírico in­dividual acontecem às quar­tas-feiras, com modalidade à distância, com dois horários disponíveis, das 13 horas às 13h50 e das 13h50 às 14h40. O candidato terá de encaminhar material para o e-mail da Aca­demia Livre de Música e Arte.

Para participar deste pro­cesso seletivo, o interessado deve enviar um vídeo cantan­do uma ária antiga, uma can­ção de câmara, uma chanson ou um lied, juntamente com seus dados pessoais, contato telefônico e e-mail atuali­zado. Este material deve ser enviado para academialivre­[email protected], até 16 de abril.

A academia é uma asso­ciação privada sem fins lu­crativos, que trabalha com a formação inicial e o aperfei­çoamento de jovens talentos, principalmente na música, cumprindo seu propósito de oferecer excelência artística a alunos de Ribeirão Preto e re­gião. Seus cursos são gratui­tos e contam com o apoio de empresas que utilizam leis de incentivo para patrocinarem os projetos.