Inspiração contra o câncer

0
314
JF PIMENTA

“Não desista, porque por mais longa que a jornada seja, ela chega a um lugar, e esse lu­gar é a vitória”, essa é uma das mensagens da jovem Luiara Go­mes Geribola, 14 anos, mora­dora em Tambaú, que enfrenta um tumor no sistema nervoso. Na última quinta-feira, 20 de fevereiro, na Biblioteca Sinhá Junqueira, ela lançou o livro: “A jornada de uma garota que con­quistou vitórias”.

O evento aconteceu pou­co tempo depois do dia 15 de fevereiro, que marcou o Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil. O texto é um recado de esperança a ou­tras tantas crianças que lutam contra o câncer. O livro foi es­crito em um pequeno caderno quando ela veio ao Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto para fazer tratamento.

Descoberta da doença
Luiara, conta que não deu muita importância quando des­cobriu que tinha a doença. “Eu era muito pequena e não en­tendia muita coisa. Mas se você pensar hoje, uma criança leva de boa essa informação. Porque criança não vai pensar muito na doença. Ah, uma doença, mas é uma doença que passa, uma dor de garganta”. “Mas depois, não, não é uma dor de gargan­ta, é um tumor na cabeça, uma coisa mais séria, que leva tempo de tratamento. Então foi difícil”, conta. “Mas o tempo recons­truiu”, completa.

Ela enfrentou duas cirurgias para tratar a doença e o livro é uma maneira dela compartilhar uma mensagem de esperança a quem enfrenta o mesmo desa­fio. Em um dos trechos do livro ela ressalta: “Você que sofre de um tumor, tenha fé, pois só ela te faz parar e refletir que tudo pode ter um final feliz. Mesmo com sofrimentos duros, cabe a você esquecê-los ou não”.

A jovem comemora que o tratamento acabou e que resta agora apenas fazer acompanha­mentos periódicos. Animada, diz que tem um sonho: se for­mar em psicologia. “Quero aju­dar as outras pessoas”.

Mas cadê o bolo?
Por coincidência do calendá­rio de disponibilidade da biblio­teca, o evento aconteceu justa­mente na data de aniversário da menina que luta contra o câncer desde os 6 anos de idade. Ela encarou o lançamento do livro como um presente. “Eu fiquei muito feliz com tudo que acon­teceu, foi um grande presente”.

O lançamento contou com a presença de crianças do GRAACC – Grupo de Apoio ao Adolescente e Criança com Câncer que fazem tratamen­to em Ribeirão Preto. Num determinado momento, uma delas perguntou: – “Mas se é aniversário, cadê o bolo?”. Os organizadores não tiveram dúvidas. Correram a uma pa­nificadora e compraram um, além de velas para que a pe­quena Luiara pudesse apaga­-las. A festa foi completa.

 

 

 

Centro do Voluntariado apoiou
O sonho de Luiara de publicar um livro para contar sua história foi possível graças a uma rede de apoio liderada pelo Centro de Volun­tariado de Ribeirão Preto. O projeto contou com o apoio de Jaque dos Santos (diagramação), Lucas Lourenço (ilustração) e da Outras Palavras (edição).

“O livro foi escrito em um caderno no dia 18 de fevereiro de 2018. O caderno foi guardado. Um dia, uma voluntária do GRAACC leu e me procurou para ver se era possível a publicação. Fizemos essa ação conjunta e o livro ficou pronto em dezembro passado”, diz Ana Cândida Toffeti, diretora da Outras Palavras.