Instituto promove ‘Concerto Sacro’

0
138
OTÁVIO LEITE

Nesta sexta-feira, 22 de novembro, às 19h30, o Ins­tituto Casa da Memória Ita­liana realiza, em parceria com o Coro Memorie d’Ita­lia, sob direção de Alexandre Mazzer Perticarrari, e com o Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora Aparecida, o “Concerto Sacro de Ribei­rão Preto”. A apresentação é gratuita e aberta ao público.

Com apoio e curadoria do Padre Pedro Luis Schiavina­to, reitor do Santuário Arqui­diocesano, a cerimônia cele­brará o Dia da Memória de Santa Cecília, Virgem, Már­tir e, segundo a tradição, patrona da música sacra. A santa missa será presidida por dom Moacir Silva, arce­bispo metropolitano de Ri­beirão Preto, e cantada pelo Coro Memorie d’Italia.

Serão entoados hinos, an­tífonas, jaculatórias, motetes e salmos inseridos em mo­mentos importantes da vida da igreja nas celebrações do ano litúrgico. O concerto também será um tributo ao Dia da Música, celebrado na sexta-feira, e à memória do neo bem-aventurado Padre Donizetti Tavares de Lima (1882-1961) sacerdote bra­sileiro que fora incardinado na arquidiocese ribeirão­-pretana e peregrinou uma vida de oração, caridade, acolhimento e propagação da fé em Tambaú (SP).

Seu nome, homenagem de seus pais ao compositor italiano Gaetano Donizetti (1797-1848), o inspirou a es­tudar música e, como pianis­ta, após anos de dedicação, abraçou a vida religiosa até alcançar o múnus sacerdotal e hoje, a bem-aventurança no Santo Evangelho. O “Con­certo Sacro” será celebrado no Santuário Nossa Senhora Aparecida, na rua Guimarães Passos nº 412, Vila Seixas. Mais informações pelo tele­fone (16) 3625-0692.

Padre Donizetti
A celebração do rito de be­atificação do Padre Donizetti Tavares de Lima será neste sá­bado, 23 de novembro, às nove horas, em Tambaú, na Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP), confirma a Diocese de São João da Boa Vista (SP). O papa Francisco vai encaminhar o cardeal Gio­vanni Angelo Becciu, prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, para representá-lo na cerimônia. A partir da bea­tificação, haverá a autorização do Vaticano de culto do beato.

Comentários