Integrado – ‘Novotec’ prorroga inscrições até dia 30

0
40
CRISTIANE BONFANTI/DIVULGAÇÃO/CNI

O governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimen­to Econômico, em parceria com a Secretaria de Educa­ção e o Centro Paula Sou­za, prorrogou as inscrições para as 23.040 vagas em cursos técnicos do Novotec Integrado aos alunos da rede estadual e municipal. Agora, os estudantes podem se ins­crever até 30 de outubro, pelo site www.novotec.sp.gov.br.

Para os jovens que ainda estudam na rede privada, o pe­ríodo continua até o dia 30. Na região, são 600 vagas para os cursos de administração, con­tabilidade, desenvolvimento de sistemas, informática para internet, logística, marketing e recursos humanos. No total, dez cidades foram contempla­das, entre elas Ribeirão Preto.

Também estão na lista Al­tinópolis (recursos humanos), Guariba (contabilidade), Jabo­ticabal (contabilidade e desen­volvimento de sistemas), Jardi­nópolis (logística), Monte Alto (administração), Pradópolis (recursos humanos), Santa Rosa de Viterbo (informáti­ca parta internet e logística), São Simão (contabilidade e administração) e Sertãozinho (marketing e administração). Em Ribeirão Preto, as vagas são o curso de Desenvolvi­mento de Sistemas, no pe­ríodo da manhã, na Escola Estadual Amélia dos Santos Musa, no Ipiranga.

Também há vagas para mais oito municípios da ma­crorregião: Batatais (admi­nistração), Barretos (recursos humanos e administração), Franca (administração), Ri­faina (administração), Bebe­douro (administração e infor­mática para internet), Monte Azul Paulista (administração), Cândido Rodrigues (adminis­tração) e Taquaritinga (desen­volvimento de sistemas e ad­ministração),

No total, são 23.040 vagas, com nove opções de cursos técnicos. O objetivo do gover­no é oferecer, em 2021, mais de 117 mil vagas no ensino integrado. São 241 municípios das 16 regiões administrati­vas do estado com turmas do programa. Os cursos técnicos são feitos na mesma escola onde os estudantes cursam o ensino médio – e no mesmo turno. Os cursos oferecidos são administração, logística, marketing, recursos humanos, contabilidade, serviços jurídi­cos, desenvolvimento de siste­mas, informática para internet e guia de turismo.

Ao fazer a opção pela inte­gração entre o ensino médio e o profissionalizante, os jovens farão as disciplinas acadêmicas com professores da Secretaria de Educação e a carga horária técnica com professores do Centro Paula Souza ou de ou­tras escolas de ensino profis­sionalizante contratados pela Secretaria de Desenvolvimen­to Econômico.

Ao final de três anos, os estudantes vão receber um di­ploma de conclusão do ensi­no médio com habilitação em área técnica. Os estudantes do 9º ano do ensino fundamental da rede estadual, municipal e privada podem se inscre­ver gratuitamente nos cursos. Não há prova de acesso para a modalidade. Para participar, o estudante deve demonstrar in­teresse ao fazer a sua rematrí­cula, que acontece na própria escola, no aplicativo Minha Escola SP ou no site da Secre­taria Escolar Digital.

Para os estudantes que já estão na rede pública muni­cipal ou estadual, a matrícula também foi prorrogada até 30 de outubro. Para os estudantes que hoje estão na rede privada, a matrícula pode ser feita até o dia 30 de outubro. Outras informa­ções sobre o programa Novo­tec Integrado estão disponíveis na página do programa.

Comentários