Para uma Fórmula 1 mais veloz, um autódromo mais re­forçado contra acidentes. Inter­lagos seguirá essa lógica para, nos próximos meses, estar pre­parado para o Grande Prêmio do Brasil, em novembro. Até lá, a pista em São Paulo vai ganhar reforço nas barreiras de pneus, novas proteções para impacto em uma das curvas e ranhuras para prevenir o asfalto contra o acúmulo de água da chuva.

O novo regulamento da com­petição para 2017 alterou os car­ros e, por consequência, as pistas. As novas dimensões das asas, os pneus mais largos e mudanças aerodinâmicas possibilitam um ganho de velocidade estimado em até 50 km/h a cada curva, tempos de volta mais baixos e re­cordes de velocidade.

“Em função do aumento de velocidade, teremos em algumas áreas o aumento da estrutura de pneus, das barreiras e alguns ‘groovings’ (ranhuras) para me­lhorar a drenagem da pista em pontos que a FIA (Federação In­ternacional do Automobilismo) nos pediu”, explicou o presidente da SPObras, Vitor Aly.

As intervenções de seguran­ça feitas pela Prefeitura vão cus­tar cerca de R$ 7 milhões. Segun­do Vitor Aly, as obras começam nos próximos dias. “O combina­do entre a organização e a Prefei­tura é estar com tudo entregue um mês antes da corrida. Tudo está dentro do prazo”, afirmou. A prova deste ano, marcada para o dia 12 de novembro, será a pe­núltima do calendário.

A atualização da pista em parâmetros de segurança está confirmada pela organização da prova para pelo menos quatro curvas. Em três delas, no miolo do circuito, as áreas de escape vão ganhar fileiras extras de pneus para absorver possíveis batidas. Uma outra freada também pode ter a área de escape alterada pelo mesmo motivo.

Já na subida para a reta dos boxes, pouco depois da Junção, a mudança será o reforço de uma barreira de “soft wall”. Na impos­sibilidade de recuar o muro, que está bem próximo ao asfalto, o lo­cal vai ganhar essa forma diferen­te de segurança, criada nos circui­tos ovais dos Estados Unidos.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui