24 C
Ribeirão Preto
16 de abril de 2024 | 2:23
Jornal Tribuna Ribeirão
Início » INTERNET PARA TODOS – Ribeirão Preto fará parte de programa
DestaquePolítica

INTERNET PARA TODOS – Ribeirão Preto fará parte de programa

O ministro de Ciência e Tec­nologia, Inovações e Comunica­ções, Gilberto Kassab, e o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) assinaram na manhã desta sexta­-feira, 2 de março, o convènio que prevê a participação de Ribeirão Preto no Internet para Todos. O programa vai oferecer sinal de in­ternet via satélite em áreas de au­sência de cobertura na região.

Também participaram da assinatura a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samanta Pineda, o deputado estadual Rafael Sil­va (PDT), o vereador Fabiano Guimarães (DEM) e secretários municipais e autoridades locais. O programa federal tem como objetivo democratizar o acesso à informação e ampliar a rede de conectividade de todo o país com a inclusão digital de populações que, seja por hipossuficiência eco­nômica ou por não dispor de ser­viços de internet em sua localida­de de residência, não conseguem contratar serviços de internet de banda larga.

O prefeito afirmou que vai acelerar todas as identificações de onde serão necessários à ins­talação das antenas, agilizando a desobstrução do acesso à inter­net de todos ribeirão-pretanos. “Das nossas 93 cidades da área expandida da Região Metropo­litana de Ribeirão Preto, 85% já solicitaram participar do projeto. Hoje, o maior país do mundo é o Facebook, que tem 1,5 bilhão de usuários, de pessoas integradas 24 horas por dia”, diz Nogueira.

“Quero agradecer o prefeito Duarte Nogueira pela oportuni­dade de apresentar o programa Internet para Todos. Estamos nos esforçando para visitar todas as regiões do país, já foram quase 100 visitas. Nossa intenção é que todos tenham a conscientização da importância da rápida adesão ao programa para não perdermos um único dia da capacidade desse satélite”, afirma Kassab.

Samanta destacou a impor­tância social desse projeto, le­vando muito mais informações dos programas sociais, através de uma ferramenta para transmitir a mensagem de que há formas para que melhorem sua qualidade de vida. “O fato de nós conseguir­mos oferecer uma internet mais barata, mais acessível em lugares remotos, vai muito além do que a gente pensa tecnologicamente, vai exatamente na essência daquelas pessoas que precisam estar conec­tadas para enxergarem uma nova perspectiva na sua vida, enxergar coisas que a gente não consegue levar como governo e a internet entra na casa deles sem qualquer restrição”, explica Samanta Pineda.

“Hoje nós estamos aqui resol­vendo um problema de maneira universal, indistintamente por crença, local de moradia ou renda, e isso é importante para as pesso­as terem oportunidades. Porque quem tem a comunicação, tem um elemento a mais para poder progredir na sua escala de desen­volvimento humano, social e eco­nômico”, ressalta Nogueira.

Estrutura – As conexões do programa Internet para Todos são feitas por meio do Satélite Geoes­tacionário de Defesa e Comuni­cações Estratégicas (SGDC), que recebeu R$ 3 bilhões em investi­mentos do governo federal, que está em órbita desde maio de 2017 e tem previsão de 18 anos de vida útil.

Primeiro satélite geoestacio­nário brasileiro de uso civil e mi­litar, o equipamento possibilita convênios com as prefeituras para acesso à internet, monitoramento das fronteiras pelo Ministério da Defesa e banda larga em escolas públicas e hospitais. Já no mês de maio, será iniciada a implantação das primeiras antenas. A capaci­dade de implantação de antenas por todo o Brasil é estimada, nesse início, em 200 antenas por dia e depois será ampliada. O Internet para Todos não oferecerá conexão gratuita ao cidadão, mas a preços reduzidos.

Mais notícias