24 C
Ribeirão Preto
16 de abril de 2024 | 2:55
Jornal Tribuna Ribeirão
Mercado diversificado para investimentos - Reprodução
Início » Investimentos com melhores retornos em 2020
Economia

Investimentos com melhores retornos em 2020

Quando pensamos em investir ou mesmo diversificar algum capital já investido, podemos facilitar as buscas pesquisando por dois atributos diferentes: a segurança e o retorno. Dificilmente estes dois fatores andarão juntos (para não dizermos nunca!) Assim, se você está buscando por segurança deverá entender que o retorno não será tão elevado assim, da mesma forma que correrá riscos para obter um retorno elevado. Baseado nisso, vamos avaliar a seguir o retorno de 5 formas diferentes de investimento no ano de 2020, verificando qual destes ativos apresentou o maior rendimento no último ano.

Ouro: O ouro é uma das mais antigas e também uma das mais conhecidas maneiras de guardar e proteger o patrimônio contra crises. Note que você não precisa adquirir diretamente o ouro (embora também seja possível!), e sim aplicar o seu dinheiro em fundos de investimento em ouro. O preço do ouro normalmente está diretamente relacionado com acontecimentos em nível mundial. Quando existem desconfianças em relação aos riscos dos investimentos em renda variável, a procura pelo ouro cresce e seu preço aumenta. Com isso, os acontecimentos no último ano fizeram com que o ouro tivesse uma valorização de 55,9% em 2020, em reais.

Ibovespa: Ao contrário do que se imaginava no começo de 2020, o Ibovespa não foi uma aplicação de boa rentabilidade. Depois de um crescimento no mês de janeiro, o índice da bolsa de valores brasileira passou por meses péssimos, em que os investidores correram para aplicações mais seguras, e só conseguiu recuperar a força na parte final do ano. Tudo isso resultou em um crescimento total de apenas 2,92% no ano de 2020, sendo um investimento de baixo retorno neste último ano.

Imóveis: Os imóveis são uma das fontes mais conhecidas de investimentos, pela segurança oferecida e também pelo potencial de valorização. Além do investimento direto em imóveis, uma opção viável é a aplicação em fundos de investimento imobiliário (FII). No entanto, o ano de 2020 foi terrível para a ampla maioria dos fundos imobiliários. Isso porque o Índice de Fundos Imobiliários (IFIX), que é o indicador do desempenho médio das cotas dos fundos de investimento imobiliário, fechou com queda de 10,24%, sendo considerado o pior investimento do ano.

Bitcoin: As criptomoedas se tornaram uma das melhores alternativas para quem deseja diversificar seus investimentos, podendo apresentar altos rendimentos. No entanto, este alto rendimento está condicionado ao alto risco destas criptomoedas, que também podem apresentar quedas acentuadas em qualquer época do ano. O bitcoin é a principal criptomoeda existente no mundo, ganhando força a cada ano que passa. O rendimento do bitcoin, em reais, foi de mais de 415% em 2020, sendo o investimento de maior retorno no ano. Como você pôde observar, o rendimento desta criptomoeda foi muito maior que os demais investimentos, sendo amplamente superior ao ouro, o segundo colocado da nossa lista.

Poupança: A poupança é um dos investimentos mais conhecidos e utilizados no Brasil, devido a facilidade de aplicação e também a sua liquidez. Apesar da ausência de riscos, o rendimento da poupança foi muito pequeno em 2020, ficando abaixo da inflação do ano. Enquanto o rendimento anual da poupança fechou o ano em 2,30%, a inflação oficial do país foi de 4,52%.

Desta maneira, podemos perceber que 2020 também não foi um ano simples para os investidores. Enquanto alguns dos fundos de menor risco apresentaram rendimento abaixo da inflação, um investimento de alto risco como o bitcoin fechou o ano com uma valorização incrível! Isso significa que devo investir todo meu dinheiro em bitcoin? Não! É necessário diversificar os seus investimentos para diminuir a chance de perdas, assim como aproveitar o crescimento de outros investimentos!

Mais notícias