As cervejas estilo India Pale Ale ganharam a preferência de uma grande parcela dos aficionados por cervejas artesanais. São os fãs do aroma, sabor e, principalmente, do amargor que o lúpulo confere a este estilo de cerveja mais forte e alcoólico, criado na Inglaterra e reinventado dos Estados Unidos.

E os aficcionados pelas IPAs têm Ribeirão Preto como destino no feriado de 2, 3 e 4 de novembro. Isso por que a cidade recebe pelo 7o ano consecutivo o IPA Day Brasil, maior festival do mundo dedicado às cervejas do estilo. Em 2017 o evento recebeu nada menos que 2 mil pessoas de 194 cidades de 16 estados brasileiros e do Distrito Federal.

Além da festa, no dia 3 de novembro, a organização promete transformar Ribeirão Preto em um autêntico destino de turismo cervejeiro. O projeto Cidade da IPA irá capacitar ribeirão-pretanos para receberem os turistas e vai criar uma rede de benefícios no comércio da cidade para os participantes. Outro projeto é a Casa da IPA: um hotel oficial que durante três dias terá produção de cerveja caseira ao vivo, DJs, food trucks e stands das cervejarias. A Casa da IPA terá eventos abertos à população mas apenas turistas com ingresso para o festival poderão ficar hospedados. Informações facebook. com/ipadaybrasil.