Irmãs Franciscanas – Creche lança livro de receitas em live

0
186

A creche das irmãs Fran­ciscanas, em Cravinhos, que fica ao lado da Igreja Matriz São José, no centro da cidade, promoverá uma live solidária neste sábado, 1º de agosto, a partir das 16 horas, com apresentações variadas, reali­zação do bazar online e ainda com o lançamento do livro de receitas “Cozinhando com as Senhoras do Bazar”.

Todo o evento será em prol da creche, que durante a pande­mia do novo coronavírus sofre com as arrecadações mais baixas e doações menos frequentes. A ação teve como iniciativa a cria­ção de um livro de receitas, com mais de 200 pratos elaborados pelas “Senhoras do Bazar”, com participações especiais das fun­dadoras da creche.

Foram três meses de produ­ção, recolhimento das receitas, preparação e testes dos pratos, que compõem o livro com fotos reais de tudo que foi feito neste período, além de contar a histó­ria da fundação da creche, em Cravinhos. O grupo “Senhoras do Bazar” é composto por 50 mulheres que auxiliam na orga­nização das doações à creche.

Antes do período de iso­lamento, elas se encontravam semanalmente para confeccio­nar as prendas, sendo presença ativa nas atividades da creche, verificando as necessidades e andamento. Nestas reuniões semanais também eram feitas a organização dos dois eventos anuais, que contavam com a participação da comunidade.

No local, aconteciam os sorteios de prendas, bingos solidários e ainda os quitu­tes preparados pelo grupo. Com a pandemia, o grupo não pode mais se reunir pre­sencialmente, onde surgiu a ideia da confecção do livro de receitas. Neste sábado (1º), durante a live solidária, acon­tecerá o lançamento oficial do livro “Cozinhando com as Senhoras do Bazar”.

Artistas locais vão partici­par, como o grupo Artesanal, Edson Castro e Larissa Simões. Durante a live, a comunidade poderá adquirir o livro, com a renda totalmente revertida para auxiliar a creche. A trans­missão começa às 16 horas, pelo canal do Youtube da Cre­che das Irmãs Franciscanas.

História
A casa das Irmãs Francis­canas foi construída no ano de 1912, sendo fundada em 18 de agosto de 1960, dando início ao projeto social que era de cuidar das crianças enquanto suas mães trabalham para aju­dar no orçamento.

A creche começou em um galinheiro reformado, mas logo as “senhoras da cidade”, lideradas na época pela senho­ra Dilza Nogueira, supervisora regional de ensino, organiza­ram um bazar, onde as prendas eram confeccionadas e ven­didas, com a renda revertida para as Irmãs e o novo projeto.

Toda a história da “Creche das Irmãs” e o início do grupo “Senhoras do Bazar” são conta­dos também no livro de receitas, por isso a ação foi muito valori­zada e agora é expandida para a cidade e região, já que a creche é o projeto de vida das Irmãs.

Segundo a irmã Terezinha Fonseca dos Santos, a criação do livro é uma forma de resgatar a história da creche e ainda valo­rizar as famílias que colaboram e acreditam no sentido real deste projeto missionário. “Cada re­ceita conta de forma lúdica e es­pecial essas histórias que foram repassadas ao longo dos anos, já que estamos na terceira geração das ‘Senhoras do Bazar’”, conta.

Com dedicação, doações e muito trabalho, a entidade aten­de diariamente 250 crianças, com maternal e todas as etapas curriculares do ensino funda­mental, de forma totalmente gratuita. Hoje, a creche é refe­rência reconhecida e valorizada pelo poder público e comunida­de da cidade de Cravinhos.

Comentários