A cantora e violonista Jacque Falcheti vai lançar, nesta sexta-feira, 5 de agosto, nas plataformas digitais, o single “Crua”, carro-chefe de seu novo CD, homônimo, que estará disponível ainda neste este mês. Ainda inacabado, ainda imaturo, visceral, intuitivo, essa é a reflexão que permeia o novo trabalho da artista, o primeiro completamente autoral.
Café e reflexão
Entre acordes delicadamente escolhidos a dedo, voz ao pé do ouvido e silêncios nas texturas dos arranjos, o single e o CD a ser lançado é um convite para uma pausa no dia, um café e uma reflexão ao íntimo. Depois de cinco CDs lançados e premiados, turnês por três continentes – Europa, África e America Latina –, Jacque Falcheti lança seu álbum autoral com voz e violão, solo.
“Vivemos em uma sociedade que diariamente abusa e nos cobra a perfeição, seja de corpos criados a partir de programas de edição, cirurgias plásticas, rostos maquiados ou com filtros de aplicativos, bem como de sermos perfeitas como filha, mãe, mulher ou cidadã. Mas e o que é natural? O que é cru? Com defeitos aparentes? Onde se pode ser exatamente como se é?”, questiona a cantora.
CD
O CD “Crua” foi premiado pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC-LAB). A ficha técnica conta com a direção artística do compositor André Fernandes, gravação, mixagem e masterização de Thiago Monteiro, fotos de Carol Koff e designer gráfico de Raquel Alvarenga. O roteiro é de Flávia Calandreli. A turnê de estreia terá shows em seis cidades paulistas. Na Europa, passará por Portugal, Inglaterra, Estônia, Alemanha e Bélgica.
Biografia
Jacque Falcheti é formada em Música pela Universidade Federal de São Carlos e no curso de MPB/Jazz – Canto Popular do Conservatório Dramático e Musical Doutor Carlos de Campos de Tatuí (SP). Cantora com cinco CDs lançados e premiados, realizou turnês em países incluindo Europa, África e América Latina. Foi premiada em mais de 20 editais culturais do Brasil e também no exterior.
Hoje totaliza mais de doze mil seguidores no Instagram e Facebook e mais de 100 mil plays nas plataformas de streaming. Em 2022 foi premiada pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo pela Lei Aldir Blanc para gravar seu álbum autoral e solo. Também foi selecionada para ser artista residente em Narva, na Estônia, onde passará o segundo semestre, junto com a turnê de estreia do CD pela Europa em que ficará no por cinco países.
Já realizou trabalhos com artistas como Mônica Salmaso, Vêronica Ferriani, João Camarero, Alexandre Ribeiro, entre outros. Em sua discografia constam “Facetas de Noel I”, com o trio Retrato Brasileiro: “Passim II” (2021); “Outras Bossas” (2020), com o mesmo trio – homenagem aos 110 anos do compositor Noel Rosa (1910-1937) –, “Flor de Aguapé” (2017) – 17º dentre os 100 melhores discos de 2017 – e “Passim” (2016).
Serviço
Os links oficiais da cantora são www.jacquefalcheti.com www.instagram.com/jacquefalcheti www.facebook.com/ jacquecantora www.youtube. com/jacquefalcheti. A pré-save de “Crua”, e para ouvir a partir de 5 de agosto, está em https:// tratore.ffm.to/crua. O clipe pode ser acessado em https://youtu.be/mi4doZ6oLgg.