Japão nega notícias sobre cancelamento da Olimpíada e diz que evento está mantido

0
24
AFP

O governo do Japão veio a público nesta sexta-feira para negar veementemente noticiais divulgadas no dia anterior sobre um possí­vel cancelamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, adiados em um ano por cau­sa da pandemia do novo co­ronavírus. Embora grande parte do país esteja em esta­do de emergência devido a uma nova onda de infecções pela covid-19, os organiza­dores seguem prometendo a realização do evento a partir de 23 de julho deste ano.

Um porta-voz do governo japonês disse nesta sexta-fei­ra que não havia “verdade” em uma reportagem do jor­nal inglês The Times de que o governo havia chegado à con­clusão que a Olimpíada de Tóquio teria de ser cancelada por causa da pandemia. A go­vernadora de Tóquio, Yuriko Koike, também afirmou que não havia rumores sobre o cancelamento ou adiamento dos Jogos.

O The Times, citando um membro não identificado do governo japonês, relatou que o foco das autoridades ago­ra estaria em garantir os Jo­gos Olímpicos de Tóquio no próximo ano disponível, que é 2032. Paris, na França, re­ceberá a Olimpíada de 2024 e Los Angeles, nos Estados Unidos, a de 2028. “Vamos negar claramente a reporta­gem”, disse o vice-chefe do gabinete, Manabu Sakai, em uma entrevista coletiva.

Os rumores com a repor­tagem foram tantos que o go­verno japonês teve de emitir um comunicado oficial para negar a informação, dizen­do que está trabalhando em estreita colaboração com o Comitê Olímpico Interna­cional (COI) e outras partes na preparação para ter uma Olimpíada segura e protegi­da. O Comitê Organizador de Tóquip-2020 fez o mesmo nesta sexta-feira.

Pelo mundo, os Comitês Olímpicos da Austrália e dos Estados Unidos disseram que estavam se preparando para os Jogos conforme planejado. “Infelizmente, preciso resol­ver os rumores infundados de que os Jogos Olímpicos de Tóquio serão cancelados, ru­mores que só criam mais an­siedade para os atletas”, disse Matt Carroll, presidente-exe­cutivo do comitê australiano. “Os Jogos de Tóquio começa­ram. A chama será acesa em 23 de julho de 2021”.