AGNEWS

Completando 18 anos de história em 2019, o Festival João Rock acontece neste sábado, 15 de junho, a partir das 13 horas, no Parque Permanente de Expo­sições de Ribeirão Preto – aveni­da Orestes Lopes de Camargo s/nº, Jardim Jóquei Clube, na Zona Norte da cidade. Os 65 mil ingressos estão esgotados e o público deste ano deve ser recorde. O evento, com mais de 13 horas de música, conta com 23 shows divididos en­tre os palcos João Rock, Palco Brasil – que faz uma homena­gem à cena musical de Brasília – e o Fortalecendo a Cena.

No Palco João Rock estarão Paralamas do Sucesso, Pitty, Zeca Baleiro, CPM22, Scale­ne, BaianaSystem, Marcelo D2, Alceu Valença, Emicida e Rael convidam Mano Brown e a Ban­da Fuze, que abrirá os shows. Já no Fortalecendo A Cena, o gru­po Psycoprata será a primeira atração, que na sequência recebe as bandas que estão despontan­do na música nacional, entre elas Rincon Sapiência, Djonga, Big Up, Filipe Ret, BK e Maneva.

No Palco Brasil, uma boa surpresa para esta edição: o es­paço será uma homenagem à cena musical de Brasília, essen­cial para o rock nacional e seus subgêneros. Nele se apresenta­rão Capital Inicial, Plebe Rude, Natiruts, Raimundos, Dado e Bonfá tocam Legião Urbana e Tribo da Periferia, em uma ver­dadeira união de gerações e re­ferências da música brasiliense.

A ordem dos shows tam­bém já foi definida. No Palco João Rock, a banda Fuze abre o evento às 15h30, segui­da de Scalene (16h20), Zeca Baleiro (17h20), BaianaSys­tem (18h25), Alceu Valença (19h30), Paralamas do Sucesso (20h35), CPM22 (21h40), Pitty (22h45), Marcelo D2 (23h45) e Emicida e Rael convidam Mano Brown (00h55).

No Palco Brasil – Edi­ção Brasília, a sequência de shows começa com Plebe Rude (15h15) e continua com Tribo da Periferia (17h15), Dado e Bonfá tocam Legião Urbana (19h15), Capital Inicial (21h15), Natiruts (23h15) e Raimundos (00h55). Por fim. no Palco Fortalecen­do a Cena os shows serão de Psycoprata (13h30), Rincon Sapiência (14h20), Djonga (16h20), BK (18h20), Maneva (20h20), Big Up (22h20) e Fili­pe Ret (00h20).

Arte de rua
Entre as ações especiais, a 18ª edição do festival terá um espa­ço totalmente dedicado à arte de rua. A programação, parale­la aos shows nos quatro palcos, conta com batalhas de dança, rimas, grafites ao vivo e música com artistas que são referência na cidade e região. Ainda traz um workshop gratuito de Bre­ak Dance, com o Bboy Nagai Duarte trazendo as primeiras noções sobre o estilo. As ins­crições podem ser feitas no local e as vagas serão preenchi­das por ordem de chegada.

Estão confirmados os BBoys e BGirls KidGuma (Matheus Barbosa), Paola Soares, Felipe Capuch, Canito, Jéssica Ro­sélli e Ruddy; os MCs Chapo­lin, Gaita, Dunada, Lili, Guri, Mah, Aninha e Kyo; os artistas Bro e Rodrigo Chov nos grafites e DJ Casimiro – integrante do grupo Anonimato – comandan­do a discotecagem.

Magia, colorido e acrobacias
O universo circense tra­rá performances com Perna de Pau no meio do público. Malabarista, contorcionista, equilibrista e até um mágico se revezam em pocket shows que duram de 20 a 30 minutos, no meio da multidão.

Futebol
As bandas de Brasília domi­naram a disputa do João Rock Futebol Clube e a Tribo da Peri­feria conquistou o título de cam­peã invicta do torneio.na deci­são, venceu o time do Scalene, também da capital federal, pelo placar de 7 a 2, conquistando a sua quarta vitória na competi­ção e o campeonato.

Adrenalina na pista e nas alturas
Estreando também no even­to, uma tirolesa com 18 metros de altura e 200 metros de exten­são – em parceria com o digio – vai proporcionar um verdadeiro sobrevoo pelo João Rock. Será agendado um horário através do ID da pulseira do Festival e as­sim público fica livre para curtir os shows e não precisa enfrentar filas enquanto aguarda a sua vez.

As apresentações radicais de skate também têm seu espaço garantido em uma mega ram­pa montada dentro do evento, com quatro metros de altura, 15 metros de largura e 19 de comprimento. O hexacampeão mundial, Sandro Dias (“Minei­rinho”), é uma das presenças confirmadas. Profissionais de bicicletas também levam adre­nalina para a pista, entre eles, Evandro Indio – um dos princi­pais nomes do BMX.

Alta gastronomia
Renomados chefs brasileiros levarão suas criações para o fes­tival: Henrique Fogaça (Master­Chef Brasil e Sal Gastronomia), Filipe Fernandes (Restaurante Fôno), Pedro Bello (The Origi­nal Donut Burger) e Gui Ribeiro (Degui Bistrô) apresentam car­dápios que marcam suas caracte­rísticas como profissionais da gas­tronomia, oferecendo ao público do evento um variado cardápio. Na área de alimentação também não faltam as opções tradicionais como espetos, pizza cone, crepes, hot-dogs, batatas no cone, pasteis, yakisoba, entre outros.

No ano passado, mais de 60 mil pessoas assistiram a 24 ban­das se apresentando simultanea­mente em quatro espaços e pal­cos distintos. A maratona, que durou 12 horas, recebeu estrelas como Skank, Criolo, Natruts, Raimundos, Caetano Veloso, Tom Zé, Gilberto Gil, Francisco El Hombre, Planet Hemp, Rael, Gabriel O Pensador, Mutantes, entre outros. Cada um, com seu projeto e sua história, levou para o palco do João Rock mais do que música: levantou a bandei­ra do fortalecimento da cena do rock e da música nacional.

Transmissões ao vivo
A 18º edição do Festival João Rock terá transmissão ex­clusiva simultânea dos canais Multishow e Bis e também pe­las plataformas dos canais na internet: A exibição acontece também pelo portal Terra, pela Rádio Rock – 89,1 FM e no sá­bado pela EPTV, após o progra­ma Zero 1.

Comentários