Rastro de onça
Dizem alguns biólogos que a onça é um animal astuto. Quando caça para comer ou para subsistência da prole ela leva a caça e seus filhotes para um local escondido, a chamada “toca da onça” onde todos ficam sob a garantia da proteção natural e daquela fêmea. Para despistar os seus perseguidores e aos que procuram lhe roubar a caça, fazem longos percursos deixando bem visíveis seus rastros em direções opostas aos que procura ocultar. Daí a expressão “rastro de onça” quando se quer dizer, seja em política, polícia ou outra atividade, que a onça está tentando driblar aos que apuram a real localização de sua caça e prole. Dizem que as­sim a caçadora procede e se livra da caçada.

Baiano
No Bosque Municipal, durante muitos anos, viveu com direito a placa de homenagem e indicativa da participação da onça no fil­me “O Cangaceiro”, o animal conhecido por “Baiano”. As crianças eram levadas àquele logradouro para que apreciassem o bonito animal, muito bem tratado e reverenciado. Não se sabe quando ele morreu. Nunca se falou. Mas a placa foi retirada.

Placas de trânsito
O emplacamento da cidade caminha devagar. Não fora a ação voluntária do agora vereador Nelson Stefaneli, ou como é co­nhecido “Nelson das Placas”, não teríamos indicações de en­tradas e saídas da cidade ou mesmo de logradouros importan­tes para quem nos visita. O emplacamento com nomes de rua também é feito à custa do referido cidadão. O dinheiro que a Transerp deveria empregar das multas aplicadas, na maior par­te das vezes, é depositado na Contabilidade Geral da Prefeitura. As ações de educação de trânsito se resumem a uma pequena cidade onde alunos de escolas são orientados de como se com­portar no dia a dia nas ruas de Ribeirão Preto.

Roubos e furtos de carros
A estatística publicada pela Polícia sobre o aumento de fur­tos e de roubos de veículos é preocupante. Mais preocupante ainda é o aumento de numero de homicídios e outros crimes contra a vida. No entanto, o aumento do número de furtos de veículos em 20 por cento e o de roubos a quase dois por dia refletem diretamente nos preços dos seguros cobrados pelas empresas seguradoras. Os valores cobrados por qualquer tipo de veiculo, principalmente pelas marcas mais procuradas pe­los ladrões, são incrivelmente altos. Anotem e confiram.