27 C
Ribeirão Preto
28 de março de 2024 | 14:51
Jornal Tribuna Ribeirão
Início » Larga Brasa
Geral

Larga Brasa

Caso Valdir Villela
O caso do afastamento do vereador Valdir Villela da sua condi­ção de vereador, por denúncias do Ministério Público sobre o seu trabalho na periferia e outros problemas incidentes e decorrentes, está fazendo com que advogados das duas “bibliotecas” da de­fesa e da denúncia coloquem a sapiência para funcionar. De um lado alguns causídicos acreditam que a denúncia é embasada em fatos concretos, inclusive estaria demonstrado que o dentista teria receitado medicamentos tarjados e que estariam fora de sua atu­ação, uso do carro para levá-lo ao atendimento dos necessitados na rua Romano Coró etc. Por outro lado, os que pendem para o lado da defesa acreditam e lançam argumentos que o vereador não teria extrapolado a sua formação, pois o dentista tem com­petência para cuidar da cabeça do paciente, além dos dentes em questões decorrentes de problemas bucais. Citam que existe um nervo complexo chamado trigêmeo, que na maioria das vezes, há necessidade de aplicação de remédios fortes e tarjados, sem que isto implique em clinicar em área que seria do médico.

Os Conselhos
Outros profissionais da área da Saúde que tiveram contato com os pareceres dos Conselhos Crosp (os dentistas) e Cre­mesp (dos médicos) garantem que não ficou evidenciado se o dentista Valdir Villela utilizou-se de algum medicamento que a ele não coubesse como profissional da área odontológica. Di­zem que o dentista atualmente pode até aplicar botox no rosto de pacientes e aviar receitas inerentes às suas responsabili­dades. Vai ser um caso de difícil solução e há que se entrar nos meandros da competência de cada profissão para constar se o vereador invadiu outras searas ou não.

Utilização de carros
Outros colegas vereadores que votaram contra a cassação do mandato do vereador, e na comissão de ética foram contrários a um parecer que viesse a condenar Valdir, dizem que se a utilização dos carros no Legislativo de todo o país e do auxilio de assessores para atividades sociais for crime, haja cadeia.

Aguardar a deliberação
A decisão do Superior Tribunal de Justiça ainda terá desdo­bramentos em outros quesitos. Vamos aguardar para que não façamos julgamento antes de a Justiça definir e enquadrar o vereador Valdir Villela. Se houver algum enquadramento. O advogado de Valdir não se pronunciou sobre o questionamen­to da imprensa, se, caso o vereador for absolvido, irá ingressar ou não com ação de “perdas e danos morais”.

Mais notícias