Larga Brasa

0
46

As pesquisas de humilde trabalhador da roça
Um humilde trabalhador, “pau de arara,” da região de Leme e Araras batalhava para ajudar no sustento do lar de seus pais e estudava a noite. Seus companheiros sentiam que ele era diferente e procuravam ajudá-lo na medida do possível e das poucas posses. Seu pai tinha uma pequena área de terra onde também plantava e sobrevivia. Os anos foram passando e o aluno aplicado direcionou seus estudos para a área de biolo­gia. Aprofundou-se na pesquisa e se formou depois que seu pai vendeu o que possuía para poder sustentá-lo nos estudos. Formou-se em biologia.

Pesquisas
O recém-saído das batalhas laborais, transportado pelos ca­minhões chacoalhantes daqueles tempos formou sua equipe e se enfiou nos microscópios buscando remédios para muitas doenças que sobreviveram às pesquisas e aos novos medi­camentos. A tuberculose foi uma delas. Conseguiu algum sucesso através da mudança do genoma do bacilo de Koh e teve avanços no seu trabalho. Desenvolveu uma série de ou­tros tipos de sucessos como a antecipação da constatação da Hanseníase através do mesmo tipo de mudança do genoma, antecipando aproximadamente em cinco anos a detecção do mal, antes do aparecimento das manchas brancas indolores seus primeiros sinais. Até hoje esta técnica tem sido utilizada para se iniciar o tratamento com antecipação e resultados po­sitivos no combate a doença.

Bill Gates
Para conseguir avançar nas pesquisas havia que se testar a vacina contra a tuberculose em macacos. Processo muito caro que a Fundação Bill Gates abraçou a causa do pesquisador e esta “bancando” os trabalhos nas altas esferas cientificas.

Prêmios internacionais
Com a AIDS vitimando milhões de pessoas a tuberculose tem também aparecido em um número muito maior daqueles que têm baixa resistência e a vacina se torna muito necessária e é importante no momento atual. Pode ser que tenhamos muitos prêmios para o pesquisador e sua equipe.

Outras pesquisas
Outras pesquisas foram realizadas pelo ex-pau de arara e que podem, inicialmente, motivar a cura de câncer de pescoço e cabeça que o cientista tem feito experimentos em cães junto com uma empresa veterinária da região com sucesso em al­guns casos. Anotem e confiram.

O mestre simples e admirado
O cientista considerado simples e admirado por todos que o conhecem é o professor Célio Lopes Silva da nossa Faculdade de Medicina e que tem dedicado a sua vida nas pesquisas im­portantes para a humanidade.

Comentários