Larga Brasa

0
42

Patrona ou patronesse?
Os vereadores votaram matéria considerando “Ribeirão Preto patrona da aviação” por conta do apoio dado a Alberto Santos Dumont. A Câmara Municipal aprovou verba de um conto de reis quando o “Pai da Aviação” necessitou de aporte de recursos com a finalidade de continuar os estudos de seus inventos em Paris. Os entendidos da língua portuguesa estão divididos na denominação: “patrona ou patronesse”? Há defensores de que as duas palavras estariam corretas.

Pai de Alberto foi vereador
O pai de Alberto Santos Dumont, Henrique Dumont, foi eleito vereador em Ribeirão Preto, além de pertencer ao grupo de produtores de café em sua fazenda em Dumont, antes distrito de nossa cidade. Henrique era consultado em todos os aspec­tos referentes às diretrizes políticas e urbanísticas da comu­nidade. Só não pôde assumir o mandato de representante do povo por não possuir dois anos de residência no município.

Colonos assistiram aos primeiros testes
Os colonos da fazenda de Henrique Dumont, há anos ouvidos pelo repórter, afirmaram que Alberto trazia a composição fér­rea carregado com café para a Mogiana, na Vila Tibério, e fa­zia experimentos com grandes pipas, levando alguns animais de pequeno porte e até iluminação quando os experimentos eram noturnos. “Era um menino irriquieto”, afirmavam há mui­to tempo aqueles que o conheceram…

Concorrência
No Campo de Bagatelle em que Dumont elevou o objeto mais pesado do que o ar com motor, sem ser catapultado, em Paris, existe uma placa reconhecendo o brasileiro como o “Pai da Aviação”. No entanto, os americanos afirmam que os irmãos Wright foram os primeiros a voar, embora com avião elevado por catapulta e sem testemunhas (garantem os estudiosos). Muitos filmes foram rodados na região por produtores brasi­leiros para provar que Alberto Santos Dumont foi o primeiro a voar no mundo.

Walt Disney
O famoso produtor de Hollywood, Walt Disney, fez dezenas de filmes tentando colocar nas cabeças das crianças brasileiras, através de desenhos, que os americanos foram os inventores do avião. As autoridades da educação do Brasil assistiram sem reação a esta invasão cultural americana.

Comentários