Larga Brasa

0
37

Santa Lydia
O Hospital Santa Lydia passou a ser exclusivo para tratamento dos pacientes com coronavírus. Mais dezenas de leitos estarão suplementando aos ofertados pelos hospitais públicos, incluin­do o Francisco de Assis, junto ao Solar Boa Vista. A pergunta que se faz é sobre a demora para tomar decisões. Outra questão que causa dúvida é, se todo o esforço fosse concentrado no co­meço da pandemia, não teríamos uma situação menos grave?

Máscaras
Só pra lembrar, as autoridades de saúde, incluindo as de Ribei­rão Preto, demoraram uma eternidade para orientar a popula­ção a usar as máscaras, sempre informando que o material era desnecessário, que não adiantava nada, que as pessoas não sabiam usar o equipamento de proteção individual (EPI). A gente sempre se perguntava por que apenas quem estava com covid-19 deveria usar o acessório, já que 80% dos in­fectados seriam assintomáticos e poderiam transmitir o vírus sem saber. Agora, quem sair de casa sem a máscara leva mul­ta. Pode isso, Arnaldo?

O povo tirou a barriga da miséria
Quando da construção de um grande reservatório no Barra­cão, atual bairro Ipiranga, na Zona Norte de Ribeirão Preto, foi oferecido um churrasco para a população toda, em um grande terreno. Quem chegasse comia carne à vontade. Uma boiada foi abatida para saciar a fome do povo e muitas panificadoras ofereceram pães. As churrasqueiras eram “fogo de chão”, com os espetos de bambu. O evento ficou marcado na historia da cidade. Observadores garantiam que o povo “tirou a barriga da miséria”.