Larga Brasa

0
47

Heraldo Pereira começou no Larga Brasa
O programa “Morandini, Larga Brasa” teve início no rádio, na 79, em 10 de maio de 1966 e até hoje tem o mesmo apresentador. Depois de alguns anos dedicados ao atendimento da população e suas reivindicações, considerado uma verdadeira “trincheira democrática”, teve uma segunda edição, às 11 horas da manhã, na Radio Ribeirão Preto S.A, na rua Duque de Caxias nº 795. Foi desenvolvido outro padrão de programa radiofônico em que as crianças observavam o que acontecia em seus bairros e traziam ao repórter as notícias e ele analisava o contexto e divulgava.

Criança com microfone
Eram crianças e jovens de oito a 12 anos, considerados os “minirrepórteres”. Os jovens, meninos e meninas, eram pers­picazes. A tudo analisavam e muitas vezes até intuíam trans­mitindo ao jornalista as suas observações, e ele dava sequên­cia ou não ao trabalho conforme captava e “farejava” a notícia. Foram anos maravilhosos em que muitos profissionais tive­ram oportunidade de ingressar no meio radiofônico e segui­ram na profissão.

Jovem e elegante
Certa feita, chegou um menino de 9 anos, de terninho, tudo vincado com capricho, e com uma camisa engomada no me­lhor estilo da época. Sapatos lustradíssimos e calça comprida feita e passada com esmero. Dizia que queria seguir na pro­fissão e que tinha vocação de repórter. Seu nome: Heraldo Pereira. Nada passava sem seu crivo, análise e até opinião, dentro das limitações da idade e dos ensinamentos da escola a que frequentava. Tinha gestos finos e sempre se atinha as observações do apresentador. Pronto a auxiliar aos colegas, pois estava adiante dos mesmos.

Carreira
Prosseguiu se aprimorando até ao ingressar no rádio e na te­levisão. Seguiu carreira pelo Brasil afora, nos mais primorosos órgãos de comunicação. Grandes reportagens foram de sua lavra. Neste ano, como funcionário da Globo News, foi en­trevistado dentro do quadro “Jornalista desde criancinha” e ele falou de uma emissora em que iniciou na profissão ainda “saindo das calças curtas”. Elogiou a iniciativa e só não citou o nome do programa e da emissora por questões contratuais com a TV onde trabalha.

E-mail
Paralelamente à reportagem que concedeu a colegas da Globo News, enviou e-mail dizendo que o programa do comentário era o “Morandini, Larga Brasa”, que apresentamos pela Rádio 79. Obrigado, amigo de tantos anos. Parabéns por seu sucesso.

Comentários