O verde
Há muito tempo, estudiosos da questão ambiental garantiam que tínhamos 3,5 metros quadrados de verde por habitante. Posteriormente, recalculou-se , com mudança da fórmula, e en­controu-se número maior, incluindo uma série de verdejantes canteiros, etc. Ambientalistas dizem que é necessário fazer um novo recálculo para que se estabeleça o que de real existe nesta questão ambiental. Planejar o futuro é garantia de qualidade de vida para nossos filhos e netos.

Inventário
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente está executando em Ribeirão Preto um Inventário Amostral da Arborização de Acom­panhamento Viário – calçadas, canteiros centrais e rotatórias – e de atualização do Índice de Cobertura Vegetal em Área Urbana.

Subsetores
Após a elaboração do Plano de Trabalho em fevereiro deste ano, com definição das parcelas amostrais distribuídas pelos 59 subsetores urbanos, o trabalho de campo teve início no mês de março, com coleta de dados sobre a arborização de calçadas em alguns bairros, feita por equipe coordenada por um biólogo.

10% do sistema viário
Essa etapa do trabalho revelará a arborização já existente na cidade, suas condições fitossanitárias e urbanísticas, e indi­cará ações de manejo e conservação, bem como os vazios ar­bóreos, ou seja, os espaços disponíveis para futuras árvores. De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, serão inventa­riados 10% do sistema viário de Ribeirão Preto, o que possibi­litará o diagnóstico e o prognóstico da arborização.