Comunicação
Os especialistas da área da saúde pública garantem que há a necessidade de se atingir a população dos setores mais distan­tes com campanhas educativas sobre a covid-19. Muitas pes­soas reclamam que há dificuldade em acessar algum telefone que ofereça orientação sobre a pandemia. Campanhas concen­tradas precisam ser realizadas para orientar a todos.

Reação em cadeia
Algumas cidades da região estão com medidas mais rígidas, por isso houve uma correria para efeutar compras em outras comunidades em que o comércio e setores, como o de super­mercados, padarias e açougues, não fecharam. A movimenta­ção se multiplicou em tais municípios e os prefeitos resolve­ram também decretar medidas mais severas.

Ação conjunta
Segundo os setores que analisam o comportamento das po­pulações na pandemia, se isso não for feito de nada adianta­riam as medidas mais rigorosas em alguns municípios. Tudo depende de uma ação conjunta para evitar concentração.

DRS
Juntando as área de atuação do 13º Departamento Regional de Saúde (DRS-XIII), de Ribeirão Preto, de Barretos (DRS-V) e de Franca (DRS-VIII), 23 prefeituras decretaram lockdown ou regras mais rígidas.