21 C
Ribeirão Preto
18 de abril de 2024 | 2:57
Jornal Tribuna Ribeirão
Início » Larga Brasa
Geral

Larga Brasa

Golpes na internet
Os setores de defesa do consumidor estão cobrando das operadoras de telefonia e mesmo de setores públicos as providências urgentes para coibir vazamentos de dados de aposentados e pensionistas da Previdência, de clientes e bancos. Ultimamente ocorreram milhões de pulveriza­ções na internet, e fora dela por outros meios de contatos em que os dados de todos os cidadãos, das mais variadas classes sociais, são acessados, o que tem motivado gol­pes com comunicações falsas em nome de instituições bancárias e solicitando contatos com contas que não são dos bancos e de setores oficiais.

Senhas e etc.
Os estelionatários solicitam senhas e outros dados pes­soais e os clientes, incautos, sem ter noção de que estão em contato com bandidos, oferecem os dados que mo­tivam retirada de dinheiro de contas bancárias. Ultima­mente não se pode confiar nos contatos dos bancos e fi­nanceiras e mesmo de instituições oficiais que solicitam senhas e Cadastro de Pessoa Física (CPF) de clientes e vinculados a setores oficiais.

Vereador vítima
O vereador Luis França (PSB), de Ribeirão Preto, também foi vitima nos últimos dias. Acessaram seu WhatsApp e divulgaram mensagens de apelos aos amigos solicitan­do ajuda para pagamento de um cartão de crédito. Mui­tos amigos acorreram para ajudar ao edil e chegou-se a um total de mais de R$ 7 mil que os bandidos consegui­ram arrecadar.

Alerta
As providências estão sendo tomadas pela Polícia Civil e instituições bancárias nos locais em que fo­ram realizados os depósitos. Conseguiram detectar que partiu da Capital o golpe via internet. Cuidado. Não ofereça seus dados pessoais e vigie os seus meios de contatos via informática.

Mais notícias