Livro encoraja mudança de hábitos

0
84

O ensinamento de téc­nicas simples, mas eficazes para criar ou mudar hábitos em qualquer área. A constru­ção de um sistema de trans­formação pessoal, em que, hábito após hábito, a pessoa possa avançar na direção dos objetivos traçados. Essa é a proposta do livro ‘Pequenos Hábitos, Grandes Resultados’, lançado esse mês pelo escri­tor Marcos Barros, que tem laços familiares e estratégicos com Ribeirão Preto.

Barros é escritor, pales­trante e engenheiro com mestrado em Inteligência Artificial. Possui diversos tra­balhos de pesquisa, cursos e seminários nas áreas de neu­rociências, comportamento humano e produtividade. Sendo fundador e chairman (profissional que faz parte do conselho da empresa e que tem a função de cuidar dos interesses dos acionistas da organização. Atua como o chefe dos conselheiros) de várias empresas e quatro or­ganizações (ONGs) no Brasil e Inglaterra.

“[O livro] foi escrito pen­sando em pessoas que estão frustradas com as suas di­ficuldades tentando mudar seus hábitos financeiros, rela­cionais, alimentares ou liga­dos ao estilo de vida”, diz.

Barros explica que o pro­jeto começou quando passou por uma crise pessoal. “Eu vivi 19 anos na Inglaterra, para onde estou mudando novamente em três meses. Lá tinha um trabalho extre­mamente rentável, estava vivendo o ápice da minha vida profissional. Uma visi­ta ao médico mostrou que eu estava em rota de colisão com um problema cardíaco, e teria que mudar hábitos alimentares e deixar de ser sedentário. E aí começou a minha saga tentando mudar. E falhei miseravelmente de­zenas de vezes. Ganhei en­tão uma coleção de CDs de técnicas de transformação pessoal, do Tony Robbins, e me apaixonei pelo assun­to. Depois de implantarmos mais de quarenta novos há­bitos, ler centenas de livros, fazer dezenas de cursos e ajudar milhares de pessoas a implantar novos hábitos, decidimos que era tempo de escrever um livro. E foi assim que ele surgiu”, conta.

O escritor afirma que a receptividade pelo novo tra­balho está sendo positiva. “Estamos surpresos com as avaliações até aqui. O co­mentário geral é que é um livro difícil de largar, leitura fácil, métodos simples de en­tender e extremamente prá­tico”, avalia.

Sem entrar em detalhes, para não tirar o efeito do li­vro, Barros dá ‘canjinha’ e falou sobre alguns pequenos hábitos, que podem provocar grandes resultados e o por­quê não o praticamos no dia a dia. “Existem hábitos que são chamados de ‘cornestone’ ou hábitos angulares. São rotinas simples como, por exemplo, arrumar a sua cama todo dia quando você levanta, que de­sencadeiam uma série de ou­tros hábitos positivos. Outro pequeno hábito que produz resultados fantásticos é co­meçar o dia com um pequeno ritual, onde você gasta alguns minutos listando motivos pe­los quais você pode ser grato naquele momento. Existem outros extremamente sim­ples, como depositar 5% da sua renda mensal numa conta de investimento para construção de uma reserva, planejar a sua semana com antecedência e usar a agenda para reservar tempo diário para seus projetos pessoais. A lista é infindável”, fala. “O pensador Jim Rohn dizia o seguinte: ‘Tudo que é fácil de fazer, também é fácil de não fazer’. Como esses projetos não têm um prazo de entrega, estamos sempre dizendo que um dia vamos começar uma conta de investimento, fazer aquele curso, começar aque­le negócio, implantar aquele hábito. O que precisamos en­tão é um sistema que nos for­ce a seguir aquela rotina por algumas semanas, até que o hábito seja formado. Daí para frente tudo se torna mais fá­cil”, exemplifica.

O que são os hábitos na prática
Barros explica que tudo aquilo que fazemos da mes­ma maneira, repetidamente, chamamos de hábitos. Os há­bitos são decisões e ações que foram automatizadas e, uma vez formados, eles passam a definir não apenas o que faze­mos, mas também quem nos tornamos. “Uma pessoa que adquire o hábito de leitura torna-se culta. Quem adota hábitos de alta performance no trabalho torna-se eficien­te. Se você adota bons hábitos financeiros e de trabalho, tor­na-se próspero. Você se tor­na o resultado dos seus há­bitos. Hábitos controlam os nossos resultados. Portanto, aprender a controlar hábitos é assumir a responsabilidade pela nossa própria vida, e di­rigi-la segundo os objetivos que temos. Este livro é um convite para você deixar de ser uma vítima da sua atual configuração mental e assu­mir o controle das suas roti­nas diárias e do seu destino”, completa.

Segunda obra
Pequenos Hábitos, Gran­des Resultados não é o pri­meiro livro de Barros. “Eu e a minha esposa escrevemos um livro para casais, chama­do ‘30 Maneiras de Amar’. São 30 capítulos curtos, 30 verbos, visando passar prin­cípios de vida a dois. O ob­jetivo é ajudar casais a terem um relacionamento inteli­gente e apaixonante”, indica.

Sobre projetos futuro, além de deixar Uberlândia e voltar ao Reino Unido, o próximo projeto de Barros é escrever ‘Hábitos que En­riquecem’, um livro focando em mudanças na maneira como lidamos com dinheiro. Também pretende ficar mais próximo de Ribeirão Pre­to, onde possui familiares. “Pretendemos lançar grupos de mentoria de negócios na região, similar aos que já te­mos em São Paulo e Uber­lândia”, finaliza.

Comentários