Foi indicado à categoria Melhor Livro Brasileiro Publi­cado no Exterior do prêmio li­terário Jabuti a obra de autoria do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, “A verdade ven­cerá”, publicado pela Editora Boitempo, que disputa o prê­mio com outros sete títulos.

O livro é fruto de entrevis­tas concedidas por Lula a jor­nalistas em fevereiro de 2018 – cerca de dois meses antes de sua prisão – no instituto que leva o nome do ex-presidente. Atualmente o livro encontra­-se esgotado na editora, que disse preparar, para o início do próximo ano, uma nova edição com fatos atualizados.

De acordo com o regula­mento do tema, para a cate­goria de melhor publicação no exterior serão avaliadas não só as estratégias de promo­ção, divulgação e distribuição fora do País, mas também a contribuição para a dissemi­nação da cultura e da litera­tura brasileiras. Os jurados da categoria são a agente literária Alessandra Ruiz, a gerente de publicação Mariana Rolier e a jornalista e editora Marianna Teixeira Soares.

A premiação de melhor livro publicado no exterior faz parte do “eixo inovação” que “reco­nhece, dá visibilidade e estimula iniciativas de promoção à leitu­ra, de acesso ao livro e de divul­gação da cultura brasileira”. Por causa da categoria que disputa, o livro de Lula não concorre ao título de “Livro do Ano”.

Comentários