Livro traz 75 fotos antigas de RP

0
33
AMIGOS DA FOTOGRAFIA/ DIVULGAÇÃO

O Grupo Amigos da Foto­grafia (GAF), presidido por Elza Rossato e que conta com 84 fo­tógrafos associados, vai lançar, na Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL 2020), a quinta edição de “O passado manda lembrança”, que traz 150 fotos antigas e históricas e tam­bém atuais da cidade.

A FIL, a primeira edição in­ternacional da Feira do Livro de Ribeirão Preto, será realizada de 30 de maio (abertura no dia 29) a 7 de junho e terá como tema “20 anos depois e agora?”. O es­critor, colaborador, associado, diretor de Comunicação e presi­dente emérito do GAF, Antônio Carlos Tórtoro, é o autor do pre­fácio de “O passado manda lem­brança V”, que já está na Gráfi­ca Villimpress – o Tribuna teve acesso à capa da nova edição.

Ele escreveu o texto na for­ma de haicai – poema de origem japonesa, que chegou ao Brasil no início do século 20 e hoje conta com muitos praticantes e estudiosos brasileiros. No Japão, e na maioria dos países do mun­do, é conhecido como “haiku”. Apresenta determinado evento como “acontecendo agora”, e não no passado. A quarta edição foi lançada em 2017.

Como sempre, o GAF e seus apoiadores vão distribuir alguns exemplares para a Secretaria Municipal da Educação. No dia 6 de fevereiro, uma comissão de diretores do GAF – Elza Rossa­to, Fernando Gaya, Fernanda Ripamonte, Francisco Ripa­monte e Antônio Carlos Tórtoro – participaram de uma reunião com Marcos Botelho, gerente de Marketing do RibeirãoSho­pping, e com Vilibaldo Faustino, diretor da Gráfica Villimpress, que anunciaram apoio e patrocí­nio ao livro.

Essa dupla de mecenas, juntamente com o GAF, pre­sidido pela fotógrafa Elza Ros­sato, têm presenteado a nos últimos anos com obras que preservam a memória foto­gráfica ribeirão-pretana por muitas décadas, com trabalhos que, com certeza, no futuro, servirão de fonte de consulta para todos aqueles que deseja­rem conhecer um pouco mais da história da metrópole.

São cinco volumes de “O passado manda lembrança”, num total de 750 fotos, acom­panhadas de textos poéticos de Antônio Carlos Tórtoro, fo­tógrafo, professor e escritor. O RibeirãoShopping também con­firmou ao grupo que vai apoiar e sediar a segunda Exposição Internacional de Fotografia (Sa­lão de Fotografia), em Ribeirão Preto, com apoio da Federação Internacional de Arte Fotográfi­ca (Fiap), em agosto.

“Pela quinta vez, foram ‘ga­rimpadas’ 75 fotos dentre cen­tenas que a presidente do GAF, Elza Rossato, conseguiu colecio­nar com a ajuda de pessoas que, da mesma forma que ela amam a fotografia e preservam a histó­ria da fotografia ribeirão-preta­na, guardando fotos antigas”, diz o prefácio de Tórtoro. O grupo de fotógrafos foi a campo com suas lentes para captar imagens atuais dos 75 locais citados no li­vro – é uma tradição dos autores comparar o cenário do século passado com o contemporâneo.

“Pela quinta vez, os fotó­grafos do GAF saíram a campo para clicarem momentos seme­lhantes, registrados pelas fotos antigas, mas com visuais atuais. Pela quinta vez, participo desse trabalho incrível de preserva­ção histórica, criando pequenos textos poéticos para cada uma das fotos apresentadas no livro”, emenda Tórtoro. Resta-nos aguardar a abertura da FIL para ter acesso às imagens.