24 C
Ribeirão Preto
29 de março de 2024 | 10:49
Jornal Tribuna Ribeirão
RAY GOVEA/FLICKR
Início » Lugares incríveis para fugir do óbvio
Turismo

Lugares incríveis para fugir do óbvio

Em 2020, a pandemia quase parou o turismo em todo o mundo e o setor foi fortemente atingido pela cri­se. Uma pesquisa do Conse­lho Mundial de Viagens e Tu­rismo (WTTC) mostrou que 62 milhões de postos de tra­balho foram perdidos e que a contribuição para o PIB glo­bal caiu em US$ 4,5 trilhões. Com a crescente superação da pandemia e flexibilização de medidas de proteção, as pessoas têm se sentido mais seguras para viajar. O estudo “Pulso Expectativa 2022” fei­to pela Hibou, empresa que monitora mercado e consu­mo, revelou que 43% dos bra­sileiros pretendem viajar este ano.

Um dos feriados mais procurados pelos brasileiros é a Páscoa, principalmente por se tratar de um feriado prolongado e familiar. A Se­mana Santa, para muitas pes­soas, simboliza a reflexão e a calmaria. Por isso, buscam por lugares com esse clima, aproveitando também para descansar e fazer um passeio diferente.

Para quem gosta de fugir do óbvio e tradicional, a pla­taforma de viagens especia­lista em milhas e passagens áreas Capo, recomenda des­tinos que proporcionam ex­periências únicas e chamam a atenção de quem ama cho­colate.

“Esses destinos são pro­pícios para descansar e pas­sear tranquilamente, princi­palmente, para aqueles que viajam com crianças, pois podem se satisfazer com o chocolate e com as rotas tu­rísticas da cidade”, explica Orsini Nascimento, proprie­tário da Capo Viagens.

Ilha do Combu, Belém (PA)

Ilha do Combu, Belém (PA)

A 15 minutos de barco da capital, Belém, a Ilha do Combu é repleta de uma na­tureza exuberante, com vista incrível para os visitantes. É ideal para quem for viajar com crianças. Lá é possível conhecer restaurantes que servem os pratos mais famo­sos da culinária paraense. Tem que ir: Ilha do Combu, um pedacinho da Amazônia em Belém do Pará.

Além disso, os chocolates orgânicos da Dona Nena, co­nhecida também como a “Fi­lha do Combu”, fazem muito sucesso entre os turistas. A especialidade ganhou desta­que após ser reconhecida por grandes chefs do Brasil, Tia­go Castanho e Alex Atala, co­nhecido mundialmente pelo seu trabalho. Há um espaço voltado aos visitantes, onde se pode degustar os produtos antes de comprá-los.

Visitas guiadas às plan­tações de cacau também acontecem no local. Durante o tour, há uma aula que en­sina o processo de se fazer chocolate, oferecendo, ainda, degustações para quem de­sejar provar as mercadorias comercializadas.

Mendoza, Argentina

Mendoza, Argentina

Conhecida pelas suas enormes vinícolas e degus­tações de vinho, Mendoza é responsável por quase ⅔ da produção de vinho de toda Argentina.

Em Mendoza, está o Mon­te Aconcágua, maior monta­nha do hemisfério sul, com quase 7 mil metros de alti­tude, e para quem gosta de esportes radicais, há duas es­tações de esqui: Los Peniten­tes e Las Leñas. Outros desta­ques da região são as fábricas de chocolate e a vida noturna, que é bem agitada.

Ilhéus, Bahia

Ilhéus, Bahia

As lindas praias de Ilhéus roubam a cena da área, mas a cidade oferece muitas outras atrações para os viajantes. Terra do grande escritor Jor­ge Amado, o lugar conta com construções históricas, como o Bataclan, que era frequen­tado pelos antigos coronéis e donos de fazendas, a Casa de Cultura Jorge Amado e a belíssima Catedral de São Se­bastião.

Ilhéus também é notada por ser a maior produtora de cacau do Nordeste, sendo a Bahia o segundo estado que mais produz o fruto no País. A Fazenda Yrerê, de planta­ção de cacau, é uma das mais procuradas para visitação. Os turistas podem conhecer o processo de plantio e colheita do cacau, a produção de cho­colate, além de participar de degustações.

Tabasco, México

Tabasco, México

O estado de Tabasco, no Mé­xico, é um dos maiores produto­res de cacau do mundo. Desde o século 17, o fruto é um dos principais produtos da agricul­tura local, tendo várias fazendas dedicadas ao seu plantio.

Atualmente, os viajantes podem aprender sobre a pro­dução do chocolate por meio da “Rota do Cacau Sagrado”, onde conhecem a história da cultura milenar do cacau no México e a sua tradicional fa­bricação. Os visitantes podem, ainda, participar de visitações guiadas pelas fazendas, onde está disponível a prova do ca­cau e do chocolate em diversos estágios da produção.

Mais notícias