30 C
Ribeirão Preto
19 de abril de 2024 | 13:47
Jornal Tribuna Ribeirão
Início » Magrão será homenageado em evento do Centenário
Esportes

Magrão será homenageado em evento do Centenário

No lançamento da programa­ção comemorativa do Centenário do Botafogo de Ribeirão Preto, neste sábado (16), no Jardim Sus­penso do RibeirãoShopping, será apresentada uma escultura do jogador Sócrates, maior ídolo do clube de todos os tempos. Criada pelo artista plástico CH Faria, em aço recortado e plasma computa­dorizado, a peça traz o ex-jogador em tamanho real, e retrata o gesto que se tornou marca do ex-jogador: o braço levantado com o punho fe­chado. O irmão Raí e os seis filhos do craque receberão em nome da família o monumento.

Ídolo além dos campos de fu­tebol, Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, o Dou­tor Sócrates, começou sua história com o Botafogo de Ribeirão no time juvenil. Entrou para a Faculdade de Medicina em 1972 e conciliava os estudos com as conquistas no time. A maior delas foi o título da Taça Cidade de São Paulo, em 1977, equivalente ao primeiro turno do Campeonato Paulista. Sócrates foi o artilheiro do campeonato, que teve o título disputado com o São Paulo, no Morumbi.

Nos 269 jogos que vestiu a camisa tricolor de Ribeirão Preto, Sócrates fez mais de 100 gols. Em uma partida contra a Portuguesa Santista, o camisa 8 fez sete gols e deu assistência para outros três. Outro marco do “Magrão” com o Botafogo foi o gol de calcanhar con­tra o Santos, na Vila Belmiro.

Sócrates foi para o Corinthians em 1978 e fez sua estreia na Se­leção Brasileira em 1979, em um amistoso contra o Paraguai, sendo capitão nas copas de 82 e 86. Foi vendido para Fiorentina, da Itália, nos anos 80, e também jogou no Flamengo e no Santos.

Mais notícias