Maioria dos ‘vices’ não tem destaque na tevê

0
69
© Antonio Augusto/Ascom/TSE

Quem tem assistido ao horário eleitoral gratuito na televisão já notou que quase todos partidos que disputam a prefeitura de Ribeirão Preto não têm colocado seus can­didatos a vice-prefeito nas propagandas. A publicidade oficial teve início em 9 de ou­tubro, ou seja, há 14 dias, e vai ate 12 de novembro.

Entre os candidatos com mais tempo na televisão, e que não têm apresentado seus “vices”, está Duarte Nogueira (PSDB), que faz dobradinha com o advogado Daniel Mar­ques Gobbi, indicado pelo Partido Progressistas (PP). Ele já foi secretário do Meio Ambiente entre abril de 2013 e março de 2016, no governo de Dárcy Vera (sem partido).

O candidato a vice na cha­pa de Suely Vilela (PSB) tam­bém não deu as caras na te­levisão. O empresário Mateus Eduardo, indicado pelo Po­demos, ainda não disse o que fará caso seja eleito. O MDB, que tem Cris Bezerra como candidata a prefeita, até que mostrou o capitão Edilson Del Vechio Filho, do PSL.

Ele apareceu algumas ve­zes, mas pouco tem falado e, quase sempre, faz figuração ao lado da candidata du­rante algum encontro com outros políticos. Já os vices de Fernando Chiareli (Pa­triotas) e Vanderlei Caixe (PCdoB) também não apa­receram na TV.

São eles o sargento Valter Vanzo Junior e o professor Glauber da Silva, respectiva­mente. Mas vale lembrar que os dois candidatos a prefeito têm apenas 18 e 19 segundos de tempo na TV, respectiva­mente. As únicas legendas que têm dado visibilidade aos candidatos a vice-prefeito são o PT e o Psol.

No primeiro caso, o pro­motor Antonio Alberto Ma­chado já apresentou sua can­didata a vice, a professora Elsa Rossi. Já fez declarações e pediu votos. É professora e foi secretária da Educação de Antonio Palocci e Gilberto Maggioni, entre 2001 e 2004

Já o Psol do professor Mau­ro Inácio, candidato a prefei­to, tem mostrado em todas as propagandas a sua vice, a as­sistente social Mayra Ribeiro. Porém, fez poucas declara­ções. Os candidatos a prefeito coronel Luis Henrique Usai (PRTB), o professor Emilson Roveri (Rede Sustentabilida­de), o ferroviário aposentado Gérsio Baptista, o “GB33” (PMN), e o empresário Ro­drigo Junqueira (PSL) não têm direito a participar do horário eleitoral gratuito.

Os vices destes candida­tos são Sueli Albanezi Gon­zalez (do PRTB de Usai), Luiz Henrique Mariano (do Rede de Roveri), Marco Anonio da Silveira (do PMN de “GB33”) e o cabo da Po­lícia Militar Luiz Fernando, o “ Cabo Ramos Bolsonaro” (do PSL de Junqueira).

A divisão de tempo na TV
A propaganda eleitoral no rádio e na televisão começou no dia 9 de outubro e vai até o dia 12, para o primei­ro turno. Duarte Nogueira (PSDB) tem o maior tempo, 3 minutos e 14 segundos, seguido Cris Bezerra (MDB) 2min35s, e Suely Vilela (PSB) tem 2min4s.

Já Antônio Alberto Machado (PT) tem 1min8s, Vanderley Caixe (PCdoB) e Mauro Inácio (Psol) têm 19 segundos cada e Fernando Chiarelli (Pa­triota) conta com 18 segun­dos. Emilson Roveri (Rede Sustentabilidade), Gérsio Baptista, o “GB33” (PMN), e o coronel Luis Henrique Usai (PRTB) não tem direito a participar do horário eleitoral gratuito porque partidos sem representantes na Câmara dos Deputados não podem participar.

Com isso, dez partidos ficaram fora da partilha do horário eleitoral gratuito nas eleições municipais deste ano. Desde a publicação da Constituição, em 1988, esta é a primeira vez que haverá legendas de fora do rádio e da televisão. Até as últimas eleições, 10% do tempo total da propaganda eram distri­buídos igualitariamente entre todas as legendas.

Campanhas afirmam que vices vão parecer
Questionadas pelo Tribuna, os coordenadores das campanhas responderam por meio de nota. A de Duarte Nogueira afirmou que “o candidato a vice-prefeito de Du­arte Nogueira (PSDB), será apre­sentado em breve, em programa eleitoral, conforme já previsto, desde o início, no planejamento de comunicação”.

A da candidata Cris Bezerra (MDB) garantiu que a estratégia da campanha nesse momento é “torná­-la mais conhecida perante os eleito­res de Ribeirão. Por isso, ela precisa de muita exposição para apresentar suas propostas e soluções para nos­sa cidade. O vice da Cris, Capitão Del Vecchio, tem contribuído muito para a campanha inclusive nas pautas de Segurança Pública”, afirma o texto.

A coordenação da campanha de Suely Vilela (PSB) disse que “as pri­meiras semanas de campanha foram direcionadas para apresentação de propostas e, na próxima semana, o candidato a vice-prefeito, empre­sário Mateus Eduardo, participa da propaganda eleitoral. Lembrando que o vice desenvolve posição de destaque na campanha de Suely Vilela, prefeita”, ressalta.

Já a coordenação do candidato Vanderlei Caixe (PCdoB) respondeu que “nosso candidato a vice, Glauber Silva, vai ao ar justamente no pro­grama de sexta-feira (23/10). Outras participações suas também estão previstas ao longo da campanha”, diz a nota enviada ao Tribuna.

Comentários