Malabares levam diversão à praça

0
136

Nesta terça-feira, 16 de janeiro, a Casa das Artes pro­move mais uma edição do Encontro de Malabares de Ribeirão Preto, com a partici­pação de artistas independen­tes. O evento será realizado na Praça do Circo, no Jardim Paulistano – rua Laguna com Patrocínio –, a partir das 19 horas. O evento é semanal e não há cobrança de ingresso, a contribuição é espontânea e democrática “ao chapéu”, com o objetivo de manter viva a cultura do artista de rua. Co­labora quem puder.

O evento começa às 19 horas com treino livre e en­contro de malabaristas. Às 20h30 será a vez de As Ini­gualáveis Irmãs Cola com o espetáculo “Cola Show’s”. Às 21h40 a atração será o proje­to ‘’Rádio’’, com a musicista, multinstrumentista, compo­sitora e desenhista Ariane Santos e performance da atriz Michelle Maria. Uma “salada musical”, uma mistura de rit­mos brasileiros e internacio­nais com o objetivo de brin­car com a “mesa do bar”. Uma noite com todos os estilos musicais. Também terá corte de cabelo com Gabi Garcia, pães caseiros e quiches ve­getarianos, tudo com preços acessíveis.

“Cola Show’s” é o espe­táculo das incontroláveis, as insaciáveis, As Inigualáveis Irmãs Cola, truple-dupla for­madas pelas gêmeas Taiane (Tati) e Thais (Thata). Um show que surpreende, pois são duas mulheres que pare­cem a mesma pessoa, que se aventuram como artistas de rua em meio a uma sociedade ainda massivamente machis­ta. Elas vêm para destruir e reconstruir tantas definições e conceitos ultrapassados, além de cativar todo o público com esse espetáculo que explora o mundo do malabarismo atra­vés de números contemporâ­neos e experimentais”, destaca o release oficial.

As irmãs gêmeas inicia­ram a prática do malabaris­mo em 2007, através de um projeto social em sua cidade natal, Monte Alto, e se espe­cializaram através de oficinas em encontros e convenções de malabarismo e circo pelo país afora, assumindo os ma­labares como motivo e meio de vida. Hoje residem em Ri­beirão Preto onde fomentam a cena circense como atuais organizadoras do Encontro de Malabares que acontece semanalmente em praça pú­blica há quatro anos, além de trabalharem diretamen­te com projetos sociais e em paralelo com outros grupos e coletivos circenses na cidade.

A trupe-dupla “As Ini­gualáveis Irmãs Cola” sur­giu com o intuito de ocupar praças e ruas com oficinas e espetáculos levando a men­sagem do empoderamento feminino e da arte circense com críticas e muito humor. As irmãs seguem a ideologia feminista baseada em gran­des pensadoras da história como Simone de Bouvier, Betty Friedan, Frida Kallo e Clarissa Pinkola, além das atuais como Marcia Tiburi e Djamila Ribeiro, e procuram incorporar esse tema em seus trabalhos artísticos.

Neste primeiro semestre de 2018, vão levar o espe­táculo “As inigualáveis des­cendo do salto” a dez cidades paulistas – Monte Alto, Ara­raquara, Batatais, Descalva­do, Ibitinga, São José do Rio Preto, Guaíra, Caraguatatu­ba, Iracemápolis e Sorocaba. O projeto foi contemplado no Programa de Ação Cultu­ral – Edital ProAC Circo, da Secretaria de Estado da Cul­tura. Também haverá oficina de malabares. As inscrições serão gratuitas.

Mas informações sobre o Encontro de Malabares na Casa das Artes no site www. casadasartesrp.com.br, no Facebook www.facebook. com/casadasartesrp ou pelo telefone (16) 3441-2475. O espaço cultural fica na rua Espírito Santo nº 110, no bairro Sumarezinho, na Zona Oeste de Ribeirão Preto.

Comentários