25 C
Ribeirão Preto
18 de abril de 2024 | 14:34
Jornal Tribuna Ribeirão
Início » Medidas pela ampliação da segurança
Artigos

Medidas pela ampliação da segurança

Na última segunda-feira, dia 19, demos mais um importante passo para melhorar a segurança de nossa cidade. Demos posse a 48 novos integrantes da Guarda Civil Municipal. O número representa quase 25% do efetivo, que é de 203 homens e mulheres que guardam os próprios municipais e ajudam as outras forças policiais no combate a crimes na cidade.

A ampliação do número de integrantes da Guarda acontece cerca de 11 anos sem qualquer ampliação. Ao contrário, os números se reduziram em função de aposentadorias e pedidos de exoneração. A nomeação, feita no ano passado, também ocorreu quase quatro anos após a realização de concurso para a contratação dos guardas.

Mesmo vivendo uma situação financeira muito difícil no nosso primeiro ano de governo, fizemos um esforço para conseguir fazer as nomeações e comprar equipamentos necessários ao trabalho dos novos integrantes, como armas, fardas, coletes e veículos. Agora eles já passam por treinamento, última etapa antes de partirem para o patrulhamento.

A ampliação do quadro da Guarda Civil Municipal terá múltiplos efeitos, porque o contingente não cuida apenas da segurança dos próprios públicos e do trabalho de patrulhamento, mas também tem ação destacada na defesa civil, quando a cidade é atingida por intempéries que atinge parte da população.

A corporação também tem atuado com êxito no combate à invasão de áreas públicas e na fiscalização de comércio irregular praticado na cidade, em auxílio à Fiscalização Geral. Assim, ampliar o número de trabalhadores é atuar pela melhoria da segurança e do ordenamento da cidade.

Outra frente de atuação para ampliar a segurança e a fiscalização da cidade é a conhecida como atividade delegada, cujo projeto está na Câmara Municipal para deliberação dos vereadores. Assim que o projeto for apreciado (se aprovado), teremos condições de contratar policiais militares em suas horas de folga para atuar na cidade.

Os policiais que atuam em regime de 12 horas de trabalho por 36 de descanso, poderão destinar oito horas de sua folga para trabalhar para o município com remuneração da prefeitura. Estes policiais também terão a função de auxiliar nas ações de segurança e fiscalização.

São duas medidas efetivas de combate à criminalidade e ao vandalismo contra próprios públicos, porque ampliará consideravelmente a capacidade de prevenção principalmente por parte da Guarda Civil Municipal.

Vamos continuar trabalhando para melhorar a segurança da população. Seja aumentando a participação da prefeitura na prevenção, seja na modernização de equipamentos e ampliação de estrutura para o trabalho. Porque a segurança, ao lado de outras questões urbanas, é fundamental para o bem-estar das pessoas.

Mais notícias